Atualizar ultimo registro do banco de dados numa pagina JSP

Bem galera, estou com um problema que acho que é um tanto quanto comum. Estou desenvolvendo uma pagina de monitoramento, então eu pego sempre o ultimo registro do banco de dados. Já estou consguindo fazer isso, mas ja tentei muito e não consigo fazer ele atualizar na página o ultimo registro do banco de dados.

Por exemplo, meu ultimo registro no banco é o numero 100, eu mostro ele na pagina, entao vou manualmente no banco de dados e acrescento outro numero qualquer, e na pagina web nunca é atualizado, mesmo que eu coleque atualizar no navegador, ele nao atualiza a consulta, só depois que eu executo novamento o servidor que ele atualiza.

Alguem pode me ajudar??? sou iniciante no assunto mas preciso fazer isso. Minha intenção é que os dados fiquem atualizando periodicamente mas sem atualizar a pagina toda, se isso for muito dificil eu tenho que pelo menos apertar um botao e atualizar a pagina.

Aguardo respostas

vlww

Utiliza hibernate ? Coloque o método que atualiza aqui para facilitar.

Por mais q ele utilize hibernate não iria ajudar, nesse momento a JSP virou html e está no browser dele.
Para resolver essa parada sem ter q subemerter outra requisição de forma explicita utilizaria
Requisições assincronas com javascript, o JQuery é uma mão na roda.

Mas de forma resumida, qndo vc faz uma requisição, de alguma forma vc faz a busca no banco de dados, depois disso o tomcat (ou outro q estiver utilizando)
irá devolver o response para vc ou seja resposta, ou seja mesmo que utilizasse hibernate, e sua entidade estivesse na session, vc ainda iria precisar de outra requisição.

Ou por javascript de forma assincrona ou de forma explicita (q é uma requisição normal) é o qe você precisa para recuperar o novo valor.

Mas fica a Dica utilize jquery