galera, alguém sabe como rastrear toda a navegacao do usuario na aplicação? Identificando o managedBean e os métodos executados?
pensei em fazer um listener, ou um filter…alguem tem alguma ideia?
forma de pegar o managedBean eu consegui por reflection. Mas pegar o metodo executado, não sei como fazer.
thank´s :lol:
Não seria este o caso de usar uma ferramenta de log para fazer este trabalho ? Log4J ?
Abraço,
Marcelo Gomes
eu nao quero ficar setando manualmente. Gostaria de criar um codigo que “varresse” automaticamente a navegação do usuario. Se tiver como fazer isso com log4j, gostaria de ver um exemplo
Da forma que quer acredito que o log4j não faz, mas acho que o que esta buscando não é o melhor caminho.
Abraço,
Marcelo Gomes
pq nao seria o melhor caminho?
Veja este trace que o primefaces faz, de repente pode encontrar algo util.
http://www.primefaces.org/showcase/facestrace/createBook.jsf
O que você precisar é gerar log, você não estária reinventando a roda ? De uma forma diferente mas com o mesmo propósito… então acho que vale uma refexão sobre o assunto.
De cara consigo ver uma desvantagem na sua abordagem, se for migrar sua aplicação para rodar fora da web, uma aplicação desktop por exemplo, você tera que refazer seu processo de auditoria… se tiver usando o log4j ou outra ferramenta semelhante tudo vai continuar funcionando.
Contra o uso do log4j seria apenas, ter que setar na mão!!! mas independente de usar estes logs como auditoria ou não, ele vai te ajudar muito no processo de desenvolvimento/manutenção do software que na minha opinião costuma valer a pena esta custo (trabalho).
sugestão, da uma lida neste post http://blog.caelum.com.br/logar-e-preciso-debugar-nao-e-preciso/
Ah! Estou procurando mas não estou achando… quando estava estudando JSF achei uma página onde a pessoa implementava filtros no jsf para explicar o ciclo de vida do JSF… mas não estou achando… seria um exemplo perfeito para fazer o que esta querendo. Se alguém lembrar desete exemplo e tiver o link.
Abraço,
Marcelo Gomes