Aula Online: Preparatório para SCJP - 02/02/2005

56 respostas
danieldestro

Galera,

Confirmado para amanhã, quarta-feira, dia 02/02/2005, às 22:00 horas, uma aula sobre dicas, tira-dúvidas e esclarecimentos para a certificação de programador Java (SCJP).

Os interessados devem acessar o site http://www.lohis.com.br para mais info e baixar o software necessário para participar.

Eu mesmo coordenarei a aula, juntamente com o Sérgio Oliveira (saoj).

Até lá!

56 Respostas

A

Fala ae Daniel,

Parabens pela iniciativa…

Uma duvida, precisa se cadastrar ou alguma coisa do tipo? (caso haja mtos interessados)

Obrigado.

danieldestro

Caro amigo, seja bem-vindo e tente ser pontual e chegar lá na hora.
Inicialmente não existe um número limite de participantes.

saoj

A limitação de usuários corresponde ao limite de banda do meu servidor, que é de 600kbits/s.

Isso deve dar uns 30 usuários com segurança, isso é, 2,5 kbytes/s pra cada um.

Vou limitar a sala para 25 alunos. Chegue cedo para garantir o seu lugar !!!

andre_a_s

To dentro! 8)

Rubem_Azenha

legal… quero participar… vou chegar as 19:00
O.o

da pra fazer um cluster da minha casa? :roll:

keller

Eu não perco!!! :smiley:

R

opa!

vou fazer o possível para estar presente!

valeu,
té+

fzampa

Caras, vou com certeza!!!

Ontem teve a do Rodrigo sobre J2ME x Brew que foi show!

O lohis tá de parabens! eita ferramenta boa! Falta só colocar um check box pra que toda msg seja privada (ou nao) e também tirar as msgs privadas da tela do professor…

Vou chegar cedinho…

saoj

[color=blue]Realmente o Rodrigo matou a pau com a palestra dele. Aprendi muita coisa que eu nem imaginava !!![/color]

Vou ver se dá para fazer essas alterações pra hoje a noite e disponibilizar uma versão nova para download sem obrigar a galera a baixar tudo (400k) de novo.

danieldestro

Infelizmente perdí a aula. O sono me fez dormir cedo ontem.

fzampa

Se vc perder a de hj sai briga… :mrgreen:

Rubem_Azenha

falta duas horas pra aula e ja tem gente (loucos como eu) lá

keller

na na na… :evil:

já to desde ontem tentando baixar a JMF e…

We apologize.

Due to exceptionally high demand for our most recent product offerings, our site is extremely busy right now. In order to provide you the best possible service, we ask that you please try again later.

Be assured that we continue enhancing our systems to serve you better.

We appreciate your patronage and patience.

infelizmente perdi [no momento estou perdendo] a aula fica aqui meus
lamentos solitarios nesta noite chuvosa…
putz que merda… :cry: sem mais comentarios já começei a baixar o nivel…

:evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

E finalizando este comentario, parabens ao Daniel pela aula ao Sergio pelo Lohis, e denovo ao Daniel pela matéria de Thinlet na JavaMagazinne!

GUJ tá de parabens!

andre_a_s

gui:
na na na… :evil:

já to desde ontem tentando baixar a JMF e…

We apologize.

Due to exceptionally high demand for our most recent product offerings, our site is extremely busy right now. In order to provide you the best possible service, we ask that you please try again later.

Be assured that we continue enhancing our systems to serve you better.

We appreciate your patronage and patience.

infelizmente perdi [no momento estou perdendo] a aula fica aqui meus
lamentos solitarios nesta noite chuvosa…
putz que merda… :cry: sem mais comentarios já começei a baixar o nivel…

:evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

E finalizando este comentario, parabens ao Daniel pela aula ao Sergio pelo Lohis, e denovo ao Daniel pela matéria de Thinlet na JavaMagazinne!

GUJ tá de parabens!

To te mandando o JMF por email!

danieldestro

15 megas?

G

Galera fiquei tentando entrar para asistir e a sala estava lotada o tempo todo.

Tomara que haja o repeteco. hehehe

danieldestro

O curso estava indo muito bem. Sala lotada e o pessoal bem participativo. Estou muito satisfeito. Além disso o Lohis superou qq espectativas.
Porém houve um problema no Virtua do servidor e caiu a conexão.
Estamos tentando voltar.

Mas certamente haverá um novo dia.

fzampa

danieldestro:

Mas certamente haverá um novo dia.

Espero que neste novo dia ninguem passe aqui em casa me chamando pra sinuca… pq foi @#$%@#$ perder a aula por causa de duelos na mesa verde.

Pelo menos eu taquei um monte de bola na caçapa… hehehehhe

Na próxima eu to garrado!

saoj

Pessoal,

Depois de um comparecimento inacreditável houve o balde de água fria do meu virtua que caiu e me deixou na mão. Não consigo fazer ele voltar, meu modem fica piscando na bolinha online e não sai dali. O site do Lohis está fora também.

Isso foi a primeira vez que aconteceu isso, e eu até agora sempre elogiava o virtua. Amanhã vou tentar saber o que aconteceu, e se isso voltar a acontecer vou considerar migrar o servidor/site do Lohis para outro lugar mais confiável.

Bom, fiquei espantado quando as 20:00 já haviam pessoas na sala e por volta das 21:20 já não havia mais espaço com 25 alunos aguardando o teacher D. Destro. Aí comecei a receber emails e mensagens no messenger de pessoas que queriam entrar de qualquer jeito! Acho que se não tivesse limite atingiriamos uns 40 alunos na sala !!!

O servidor caiu as 12:00 em ponto, mas até lá deu tempo de o Daniel passar a sua experiência com o processo de certificação e responder a várias dúvidas do pessoal. Também houve espaço para pegadinhas como if (“sergio” == “sergio”) é true ou false entre muitas outras. Vários pontos importante da linguagem Java, que caem na prova, foram resssaltados pelo Daniel.

Bom, assim que a situação do servidor estiver normalizado iremos marcar outra aula!

Obrigado a todos pelo comparecimento. Foi muito legal e divertido !!!

danieldestro

Um MUITO OBRIGADO ao saoj (Sérgio) que proporcionou o Lohis para a galera. Esta ferramente era a que eu procurava há tempos e vem superando todas as minhas espectativas. Parabéns pelo trabalho saoj.

R

opa!

por um acaso foi utilizado algum material (apresentações, etc…) na aula? se sim, poderia ser disponibilizado? alguém teria a boa vontade de fazer um resumão da aula de ontem?
eu gostaria muito de ter participado da aula, mas tive um azar incrível ontem…
conectei na sala lá pelas 21:15, testei o som, consegui falar com o pessoal, escutava todo mundo, mandava mensagem no bate-papo e tava tudo certo… umas vinte prás 10, sai da frente do computador e fui fazer outras coisas que tinha por fazer e deixei lá conectado… voltei uns 15 min depois e tinha bastante gente pedindo se alguém tava escutando eles… até aí tudo bem, o problema é que um monte de gente respondia que sim mas eu não escutava nada! daí fui tentar falar alguma coisa, mas pressionava o talk e não acontecia nada… então eu vi que tinha uma exception no shell (desculpem, na afobação acabei não anotando a exception)… desconectei mas não consegui mais conectar, sala cheia! tentei por uns 15 min conectar mas não deu…

quando que vai sair “replay”? a aula foi gravada em arquivo de audio?

valeu,
té+

danieldestro

Infelizmente não teve nenhuma material de apresentação, apenas algumas arquivos com dicas, que podem ser acessados em: http://java.danieldestro.com.br/scjp/.

A aula foi basicamente sobre uma apresentação geral da certificação (como comprar o voucher, onde fazer a prova), informações gerais (tempo de prova, idioma, número de questões, percentual mínimo de aprovação), além de dicas para estudo, indicação de material (livro e internet), o dia da prova e etc.

Algumas perguntas com questões da prova foram apresentadas com a sua explicação, e quando comecei de fato a falar do assunto da prova a conexão internet com o servidor caiu e não voltou mais.

É isso aí.

abstract

Primeiramente gostaria de parabenizar o autor do software Sérgio, entrei horas antes do evento começar e pude acompanhar com perfeição todos os recursos multimídias disponibilizados pelo lohis, o audio e vídeo estava perfeitos superando os recursos de softwares já conhecidos como skype e msn, de fato fiquei impressionado com a qualidade, como citei horas antes, espero que a tecnologia utilizada substitua formas arcáicas de audioconferencia, como é o funcionamento de seminários da oracle através de um 0800 e acompanhamento de um powerpoint.

Bom o Daniel Destro com sua simplicidade mandou muito bem, exclarecendo todas dúvidas da moçada, e dando uma aula de Java completa, nessas horas o editor de código dentro do lohis comeu solto, com os diversos exemplos, abordando assuntos como modificadores de acesso e outras pegadinhas sendo testado o conhecimento da moçada! A explicação sobre deadlocks , threads e classes anonimas esclareceram muitas dúvidas, enfim, parabéns ao Sérgio e ao Daniel Destro pela disponibilidade em repassar conhecimento e boa vontade de incentivar quem está começando.

R

danieldestro:
Infelizmente não teve nenhuma material de apresentação, apenas algumas arquivos com dicas, que podem ser acessados em: http://java.danieldestro.com.br/scjp/.

A aula foi basicamente sobre uma apresentação geral da certificação (como comprar o voucher, onde fazer a prova), informações gerais (tempo de prova, idioma, número de questões, percentual mínimo de aprovação), além de dicas para estudo, indicação de material (livro e internet), o dia da prova e etc.

Algumas perguntas com questões da prova foram apresentadas com a sua explicação, e quando comecei de fato a falar do assunto da prova a conexão internet com o servidor caiu e não voltou mais.

É isso aí.

obrigado pelo esclarecimento Daniel…
aproveitando o gancho:
Parabéns ao Daniel e ao pessoal que trabalhou para que a aula fosse realizada!
E mais uma vez parabéns ao Sérgio pela excelente ferramenta!

valeu,
té+

G

Faz um repeteco desta aula gente.
Fiquei na cola mas só dava sala lotada. hehehe

Rubem_Azenha

pow

então eu sai bem a tempo de não ver o lohis cair…

é, precisa sair a versão clustered do lohis :twisted:

saoj

Doido, quem caiu foi o virtua não o Lohis. Tá certo que uma coisa leva a outra.

Versão clustered do Lohis ??? Como assim ??? Se o link do seu servidor cai já era a não ser que vc tenha redundância de link. E mesmo assim os sockets vão todos morrer! :wink: Sem contar que essa estrutura de um data center profissional não é nem um pouco barata !!!

danieldestro

A gente brincou ontem que o Lohis devia ser em cluster, pra suportar N mil usuários ehehheheheheheh.

Rubem_Azenha

uma versão do lohis com suport a cluster, O.o… mas é lógico que estou satirizando… ja ta bom do jeito que tá ué…

uma versão p2p, como vc disse tb ia ser muito boa…

PS.: pare de me chamar de doido, maluco, louco, etc :smiley:

saoj

Falei com um amigo meu que mora aqui no bairro e ele confirmou que o Virtua também caiu pra ele ontem. Como ele já tem o serviço a mais tempo perguntei quando tinha sido a última vez que isso ocorreu. Ele falou que raramente acontece, que a última vez foi a 5 ou 6 meses atrás. Foi azar mesmo então, mas até onde rolou (1 hora e 45 minutos) a aula foi maneiríssima.

[color=red]A próxima promete e o Daniel já me disso que preparará várias questões e pegadinhas para treinar a galera.[/color]

1112

É, eu também estive lá e curti bastante. Parabéns ao Destro. Mas tive sorte de comigo o download da JMF funcionar.

Seria interessante se o Lohis possuísse uma maneira de gravar as aulas, tanto a parte de áudio quanto o chat.

saoj

Valeu Harris !!! (é esse seu nome né ?) Vc ajudou bastante também com a sua experiência !!!

Isso seria sonho! Tipo dar um replay podendo acelerar, voltar tudo, etc e tal. Como o jogo warcraft… Assim que o Lohis estiver bem estável vou começar a pensar nisso.

Até a próxima aula…

danieldestro

#@®®¡$, pronuncie o seu apelido, por favor. Estou curioso!

cv1

Harris :stuck_out_tongue:

(anos de IRC te dao visao de raio-x da tabela unicode :?)

danieldestro

H3H3h3, 4c#0 qu3 3u n4o tin#4 s4c4d0 d1r31t0.

[color=cyan][size=7]HEHEHE, acho que eu não tinha sacado direito.[/size][/color]

1112

Na verdade, o jeito que o Daniel pronunciou no Lohis estava quase correta. Pronuncia-se cerquilha arroba marca registrada marca registrada exclamação invertida cifrão.

cv, uma de minhas maiores frustrações com o IRC é que eu nunca pude usar meu nick lá.

Falando sério, quando eu criei, eu achava legal essas combinações doidas e inventei qualquer uma, que persiste até hoje. Depois que as pessoas falaram “Harris” que eu passei a criar e-mails assim.

E meu nome é Wilerson. Como vocês podem ver, o nome não é melhor que o nick. Depois de anos vendo meu nome e nick sendo escritos/pronunciados incorretamente, já nem ligo mais, podem me chamar de Zequinha se quiserem. :¬)

Na verdade, nem pensei em tudo isso. Minha idéia inicial seria uma espécie de log, com o texto e o áudo gravado. Mas é claro que isso seria bem legal. :¬)

danieldestro

Acho uma sugestão legal:

• Gravar um log (textão) do que rolou no chat.
  • A parte de áudio ir gravando em um WAV (mp3???) o audio enviado (cortando os “espaço em branco”).
fzampa

Zequinha:
já nem ligo mais, podem me chamar de Zequinha se quiserem. :¬)

Então Beleza.

Falou Tião.

Daniel_Quirino_Olive

Uma dica fundamental para o Lohis (hey, Sérgio!): manter “backward compatibility” entre as versões, porque é meio mala ter que ficar baixando o Lohis para cada nova aula apresentada.

danieldestro

Bom, acho um pouco “cumbersome” ficar baixando também, mas levando em conta que o Lohis está em pleno desenvolvimento e em melhorias, acho que os ajustes devem ser um pouco grandes até chegar uma maturidade desejada, né.

Além do que um ZIP pequeno não é tão problema assim.

1112

Ou então usar JWS. O pessoal ainda vai ter de baixar o Lohis a cada versão, mas pelo menos não terá que fazer isso “na mão”.

E a minha idéia de log era a mesma do Destro.

E o Felipe entendeu perfeitamente o que eu quis dizer.

jujo

bah… perdi a aula ontem =/ que pena…
deve ter sido boa mesmo!

Mas bora pra próxima! Está ficando cada vez melhor isso ai! =)

Abraços!

saoj

Futuramente irei fazer um esquema de checar a versão e baixar automaticamente do servidor as atualizações, sem precisar o usuário fazer qualquer coisa.

Agora isso pra frente, pois tenho coisas mais urgentes para fazer agora. :wink:

O lohis tem só 400k !!! Não dói nada baixar ele, né? :wink:

Tu já jogou warcraft no battle.net ??? Quando os caras lançam patches vc tem que baixá-lo obrigatoriamente e é coisa de muitos megas !!! Já demorei mais de uma hora para baixar um patch lá… :wink:

saoj

Pra usar o JWS ele tem que estar assinado por causa do audio capture !!! A assinatura digital custa 400 dólares / ano na verisign. Além do preço um pouco alto tem toda uma burocracia para conseguir isso. :frowning:

danieldestro

Java Web Start, amigo!

danieldestro

E quem disse que precisa ser uma assinatura da VeriSign?
Usa o keytool e já era.

saoj

O keytool funciona pra vc testar na sua máquina, mas para distribuir não funciona não ??? (papei mosca em alguma coisa… acho que não!) :-o

smota

oooopa … funfa sim, sem problema nenhum.

Ele só avisa o usuário que nenhuma CA reconheceu seu certificado, mas ai vc diz pro usuario, e quem reconhece a CA? eheheheh :wink:

saoj

smota:
oooopa … funfa sim, sem problema nenhum.

Ele só avisa o usuário que nenhuma CA reconheceu seu certificado, mas ai vc diz pro usuario, e quem reconhece a CA? eheheheh :wink:

Putz !!! Papei mosca então ??? Vou preparar um teste com uma chave aqui e a gente vê o que acontece…

smota

Yeap … dessas bem feias:

Vai que funfa …

CARAMBA … como mostra uma imagem? Ops … consegui :oops:

Rubem_Azenha

mas da pra usar JWS com JMF, pra uma aplicação bem complexa como o lohis?

Daniel_Quirino_Olive

Ué? E por que não daria?
Distribui os .jar do JMF junto com o JWS, dê as devidas autorizações e pronto.

danieldestro

Segundo o saoj é necessário instalar o JMF, o que é um grande imbróglio.

saoj

Não tenho certeza, mas acredito que a JWS não vai instalar a JMF para o usuário, que continuará tendo que instalá-la por fora.

Algumas pessoas tem tentando através do JMFCustomizer empacotar tudo (dlls, jars, etc) e distribuir através do JWS, mas sem muito sucesso.

Não custa nada dar uma pesquisada nisso, mas no último caso o cara vai lá no site da Sun, escolhe a JMF para a sua plataforma e instala por fora sem complicações.

smota

Hummm … suporte a detectar e trabalhar com diferentes plataformas o JWS já tem … a instalar bibliotecas nativas tb … nao vejo porque nao conseguir montar a plataforma com JWS … embora possa nao dar :shock:

De qq modo veja este artigo que pode ajudar!

danieldestro

Nova aula online sobre SCJP.

http://www.guj.com.br/posts/list/20131.java

Criado 1 de fevereiro de 2005
Ultima resposta 9 de fev. de 2005
Respostas 56
Participantes 15