Aumentar resolução de imagem

bom dia!
Tenho um problema onde preciso utilizar uma OCR em imagens com resolução e dpi muito baixas.
Alguém conhece um modo de aumentá-los sem que deforme a imagem?

Segue um exemplo da imagem

Hum, você quer fazer como no filme Blade Runner, onde a partir de uma foto de má resolução o detetive Deckard conseguiu achar um detalhe de uma moça em uma banheira (eu acho) que mal era possível ver na foto original?

Provavelmente você terá de encontrar um pacote de OCR que consiga lidar com capturas de telas, que é o que provavelmente você tem.

É isso mesmo que eu tenho que fazer.
Os pacotes de OCR eu já dei uma olhada em todos abertos, mas nenhum funciona nessa qualidade de imagem.

Pena. Isso é coisa de ficção científica mesmo. Ou de seriado policial americano.

Uma vantagem, ou desvantagem, de você tratar o problema de OCR de capturas de telas, é que o problema na verdade não é tão complexo quando parece.
Se você sabe que o texto é sempre escrito em Arial 8 Bold o problema é ligeiramente mais simples.
Um dos problemas que eu conheço é de o Anti-Aliasing (conhecido no Windows por “ClearType”) atrapalhar o algoritmo de OCR. Isso confunde qualquer algoritmo ingênuo que simplesmente compare as letras lidas com uma lista de letras desenhadas a partir de uma determinada fonte. Nesse caso, você pode desativar o ClearType e ver se consegue ler as letras de forma mais simples.