Autenticação com JAAS [RESOLVIDO]

3 respostas
delmar_junior

Bom tarde,

Estou começando agora com java para Web e estou a alguns dias pesquisando sobre como implementar uma autenticação usando JAAS, JSF 2, JBoss 7 e MySQL.

Consegui achar alguns materiais na net que, fazendo alterações no arquivo “standalone.xml” do JBoss 7, as definições de Roles no arquivo “web.xml” da aplicação e o formulário da página submetendo "j_security_check, já se consegue fazer validação. Vi também outros exemplos onde se implementa LoginModule e ali fazer toda validação de usuários.

A minha pergunta é, para uma aplicação bem segura com JAAS, existe a necessidade de implementar LoginModule? e como fazer interpretar essa classe usando o JBoos 7, pois tudo que eu vi até agora foi usando jBoos 6 ou inferior. Se não precisar implementar, como identificar quem é o usuário que está logado e depois, fazer logout?

Alguém ai pode me ajudar?

Abraços.

3 Respostas

Hebert_Coelho

delmar_junior:
A minha pergunta é, para uma aplicação bem segura com JAAS, existe a necessidade de implementar LoginModule? e como fazer interpretar essa classe usando o JBoos 7, pois tudo que eu vi até agora foi usando jBoos 6 ou inferior. Se não precisar implementar, como identificar quem é o usuário que está logado e depois, fazer logout?
1) Não
2) Aqui mostra como: Aplicação Web Completa JSF EJB JPA JAAS.

danillonc

Você pode configurar um banco de dados de usuários através do seu container usando JNDIRealm , você faz as configurações de grupos , LDAP e tudo mais, quando o cara se logar a autorização ficará responsavel pelo container reconhecer as credenciais do usuário e dar permissões a tais recursos de acordo com suas regras declaras para cada role.

você pode confugurar suas roles via web.xml quanto programaticamente também.

delmar_junior

Muito obrigado pessoal, serviu de grande ajuda pra mim poder entender um puco de como o JAAS realmente funciona.

Fiz o tutorial do Hebert Coelho funcionou redondinho.

Criado 30 de janeiro de 2013
Ultima resposta 2 de fev. de 2013
Respostas 3
Participantes 3