Autenticação de Usuários!

18 respostas
rocha

Olá Pessoal,

Eu gostaria como e qual a melhor maneira de se fazer altenticação de usuários, acesso a determinados itens de menu e telas, etc… Em uma aplicação WEB.

Rocha

18 Respostas

smota

Tá usando J2EE?

Se for existem alguns framework que te ajudam a gerenciar ACL (Access Control List) …

Tente estudar o Seraph.

paulohbmetal

Tá aí, boa pergunta.E pra Desktop, o que vcs usam? :?:

A Paz!!
Paulo Henrique

rocha

Não é J2EE, e o q é uma aplicação web composta de html e servlets td em três camadas…

Rocha :oops:

pcalcado

J2EE não é só EJB, pelo contrário :wink:

Mas porque não JAAS?

[]s

paulohbmetal

Por que ninguém me respondeu? :cry:

Ou não entenderam? :?:

Ou eu que não entendi? :?: :!:

A Paz!!

Luca

Olá

Paulo, tenho dificuldades de entender o que alguns chamam de aplicação desktop porque aqui tudo o que eu faço é desktop. Não sei como acessar ao google sem ser do desktop.

Mas vamos lá. A API Java é a JAAS. Além de funcionar direitinho serve também de modelo. Muitas empresas já dispoem de modelos próprios. Para quem vai começar um sistema novo sugiro examinar JAAS que inclusive permite usar o mesmo usuário do sistema operacional (nem sempre isto é vantagem). Há outras alternativas como citado pelo Mota que valem a pena serem estudadas.

[]s
Luca

pcalcado

www.google.com/wml

[]s

paulohbmetal

“Luca”:
Olá

Paulo, tenho dificuldades de entender o que alguns chamam de aplicação desktop porque aqui tudo o que eu faço é desktop. Não sei como acessar ao google sem ser do desktop.

Mas vamos lá. A API Java é a JAAS. Além de funcionar direitinho serve também de modelo. Muitas empresas já dispoem de modelos próprios. Para quem vai começar um sistema novo sugiro examinar JAAS que inclusive permite usar o mesmo usuário do sistema operacional (nem sempre isto é vantagem). Há outras alternativas como citado pelo Mota que valem a pena serem estudadas.

[]s
Luca

Quando digo Desktop, quero dizer Rich Client (acho que é assim que escreve).Sem usar browser, usando Swing, SWT, AWT etc…Pergunto pois estou querendo colocar restrição de usuários em minha aplicação e surgiu a dúvida.Vou dar uma olhada nesta API, JAAS.Mesmo assim valeu!!
Mas se alguém tiver mais informações, experiências, críticas e etc…Todas serão bem vindas.

A Paz!!

rocha

:frowning: :oops: :frowning: :oops: :frowning: :oops: :roll: :cry: :oops: :cry: :roll: :cry: :roll:

Nínguém respondeu minha pergunta…

Rocha

smota

“smota”:
Tá usando J2EE?

Se for existem alguns framework que te ajudam a gerenciar ACL (Access Control List) …

Tente estudar o Seraph.

Não serve essa resposta?

rocha

Não estou usando J2EE

_fs

JAAS

rocha

O q é JAAS?

_fs

Clica ali em cima, é um link :wink:

cv1

Cacete, que discussao confusa! :lol:

Rocha: use o Seraph ou o JAAS. J2EE nao eh soh EJB, J2EE eh uma especificacao composta de JSP, EJB, Servlets, JMS, JCA, e mais um monte de coisa, que voce pode ou nao usar. Logo, se voce esta usando Servlets e JSP, voce esta usando J2EE. Tente o Seraph primeiro, se nao vingar, use JAAS.

Paulo: JAAS tambem funciona em aplicacoes Swing. Logo, a sua duvida esta respondida.

Mais alguem? :smiley:

paulohbmetal

Valeu cv!!Agora outra perguntinha.:lol: Alguém já usou ele(JASS) como no meu caso(Swing)?
Por exemplo, se eu quero fazer restrições aos meus formulários/Frames, existe alguma maneira de fazer controle de acesso aos menus do meu MDI, por exemplo?

Acho que estou precisando de exemplos. :oops:

obs.:Tomara que eu não esteja sendo confuso(novamente).

A Paz!!

Ironlynx

Ué Paulo,põe um JDialog,JQualquerCoisa perguntando o login e senha do usuário ao iniciar a aplicação…(ou se dado campo ou menu item for selecionado) :wink:

paulohbmetal

Isso eu já faço, mas eu queria saber se existe um FrameWork ou qualquer coisa parecida que facilitasse este trabalho…:frowning: Mas de qualquer forma, valeu galera!! :wink:

A Paz!!

Criado 14 de julho de 2004
Ultima resposta 17 de jul. de 2004
Respostas 18
Participantes 8