Autenticação Filter OU JAAS

Bom dia a todos, estou começando a desenvolver aplicativos web com JSP e Servlet e estou implementando um meio de autenticação, mas vi alguns tutoriais na internet e fiquei com algumas duvidas.
Algumas implementações utilizavam JAAS e outras Filter, mas mesmo gostando mais do filter achei meio parecido com uma “Gambiarra”.

A questão é. qual a melhor maneira de implementar a autenticação em um aplicativo web?

Muito Obrigado a todos!

tioola,

tudo vai depender de quão seguro você - ou o cliente - vai querer que a aplicação seja.

Reflita sobre isso primeiro para definir a melhor abordagem.

Na minha opinião, Filters não são gambiarra e são ótimos. Tudo depende de como você irá usá-los.

Dica: se possível, utilize JSF, que é uma “evolução” do JSP e Servlets.

Um abraço.

[quote=jMarcel]tioola,

tudo vai depender de quão seguro você - ou o cliente - vai querer que a aplicação seja.

Na minha opinião, Filters não são gambiarra e são ótimos. Tudo depende de como você irá usá-los.

Um abraço.[/quote]

Acredito que segurança nunca é demais hehe.

O meu proximo passo é aprender JSF mas estou me aprofundando um pouco mais em JSP e Servlets.

No seu caso você acredita que filters sejam a melhor opção em segurança?

Muito obrigado! :smiley:

Olá,

Oficialmente, se você é um cara sério tem que usar JAAS com autenticação/autorização gerenciadas pelo container.

Mas nos meus últimos projetos acabamos enfrentando muitas limitações nessa técnica, que dificulta qualquer customização no processo de login. Hoje se for iniciar um projeto e alguém me perguntar, minha opinião é de que implementar na mão (Filter) seria melhor.

Ah, complementando:

Tem a opção do Spring Security. Já ouvi algumas pessoas dizerem que ele é a melhor maneira de implementar a segurança da aplicação.
Baseado no que o Spring costuma oferecer, eu não duvido, mas ainda preciso tirar um tempo para experimentá-lo.

Por que não faz o mesmo? :slight_smile: