Boa tarde programadores 
Preciso implementar autenticação (login+password) nas minhas JSP’s. Estive a investigar os tipos de autenticação usados em J2EE. Qual o mais simples de usar pra permitir apenas impedir o acesso a algumas páginas?
No tipo “Form-Based” o user logado em redireccionado entre páginas? IE, eu sei o utilizador logado entre páginas?
Obrigada
Cláudia
Autenticação
10 Respostas
Dê uma olhada em JAAS, aqui no GUJ tem um bom tutorial.
Tem também o Framework JGuard, que implementa JAAS, o qual é bem simples de utilizar.
Oi Cláudia,
O java tem um padrão de autenticação que é o Java Authentication and Authorization Service (JAAS). Ele permite que se defina papéis (roles) que são atribuídos a cada usuário. Dessa forma, é possível definir a o que um usuário logado pode ou não ter acesso. Pode não ser a forma mais simples, mas é a padrão.
Trail: Security Features in Java SE (The Java Tutorials)
Using JAAS with Tomcat
(Não sei se este último link é legal. Procure no google “jaas tomcat” para saber como usar o JAAS com o Tomcat)
É isso ae 
Dê uma olhada em JAAS, aqui no GUJ tem um bom tutorial…
Hmmmm… não tinha visto o tutorial do guj sobre JAAS ainda. O tutorial parece ser realmente bom.
Ok
Vou tentar seguir o tutorial JAAS daki do GUJ.
Eu trabalho com o Eclipse, onde devo implementar as classes User, Role e GujLoginModule. Ou seja em q sitio devo criar o package package br.com.guj.security no projecto Web, no projecto EJB ou no projecto Client??
Claudia
Claudia, geralmente esa parte de autenticaçao eh bom vc deixar pro container, se tiver usando o tomcat, procura por JDBCRealm, ai para bloquear os acessos a algumas páginas , utilize seguranca declarativa. JAAS é algo muito bom, mas se for uma aplicacao bem simples, talvez nao seja necessário utilizá-lo.
Flw aeee1!!!
A aplicação é muito simples.
Eu uso JBoss.
Preciso apenas poder efectuar login nas jsps e poder fazer logout.
Procure no google “jaas jboss”. Vc vai encontrar alguns tutoriais lá.
Eu estou confusa :? pra nao variar
Li aqui <a href="http://java.sun.com/j2ee/1.4/docs/tutorial/doc/Security5.html">http://java.sun.com/j2ee/1.4/docs/tutorial/doc/Security5.html</a> os tipos de autenticação existentes.
HTTP basic auth;
Form-based login auth;
Client certificate auth;
Mutual auth;
Digest auth.
Mas voces ja me falaram de JAAS e Realm… são outras formas ou incluem-se nos 5 tipos descritos no link acima?
JAAS é uma api do java
JDBCRealm é uma configuracao do tomcat que faz para que ao usuário digitar sua senha e login em um " Form-based login auth" por exemplo, seja autenticado, vc num tem q verificar se a senha existe ou naum… o conteiner faz isso por vc.
qto a esses tipos de autorizaçao, sao formas de se pegar a senha e o login do usuári0 de maneira mais segura, em geral somente se o seu sistemas necessitar de muita seguranca eh q vc irá utilizá-los
o jboss tb tem esse tipo de configuracao do tipo JDBRealm mas eu num lembro qual era o nome…
Claudia, dê uma olhada no JGuard http://sourceforge.net/projects/jguard/
Ele é um framewrok que implementa JAAS, já resolvendo a comunicação com sua base de dados, e disponibilizando taglibs para vc colocar validção de acessos por roles em seus jsp’s
É bem simples de configurar, e já está pronto.
Assim vc não precisa reinventar a roda, já que sua aplicação é simples.