Auto Completar

Boa Tarde pessoal,

Estou com dificuldades em criar um campo de autocompletar simples.

Quero que o campo busque os dados de um cliente no banco de dados através de uma classe DAO comum.
E que quando a pessoa clique no nome desejado seja inserido o ID do cliente em um campo qualquer.

Minha dificuldade é na hora de tratar o retorno da lista de clientes, alguém tem um exemplo funcional que eu possa dar uma
analisada?

Obrigado

qual framework vc ta usando?

t+

.

[quote=alissonvla]qual framework vc ta usando?

t+[/quote]

Struts 2

cara,

da uma olhada no Google tem bastante exemplos.

t+

posso dar uma fica interessante?

jQuery faz isso através da api simples do arquivo jquery.js

é um js que faz exatamente o que vc quer…

lembrando que ao usar tecnologias como AJAX vc poderia ter o dicionário de palavras sendo gerado por um banco de dados ou outro recurso necessário ao que vc quer

http://jquery.com/

há algum tempo atrás era um plugin, creio que atualmente está embutido na própria api do jQuery

Abraços

não é uma implementação complicada apenas lembrando que independentemente do que for fazer terá que utilizar processamento client-side da até pra improvisar um js que faz “quase” a mesma coisa

talvez menos elegante, porém funcional

[quote=cinetic]Boa Tarde pessoal,

Estou com dificuldades em criar um campo de autocompletar simples.

Quero que o campo busque os dados de um cliente no banco de dados através de uma classe DAO comum.
E que quando a pessoa clique no nome desejado seja inserido o ID do cliente em um campo qualquer.

Minha dificuldade é na hora de tratar o retorno da lista de clientes, alguém tem um exemplo funcional que eu possa dar uma
analisada?

Obrigado[/quote]

se o seu problema não for o que respondi acima, pode ser que vc tenha que criar um item de formulário para armazenar um vetor destes valores após uma requisição do cliente. Em sequida um simples javascript pode escrever no campo desejado o valor deste objeto hidden retornado pelo banco…

da pra fazer de n formas… talvez o mais elegante seria com o uso de AJAX

Existem dois pontos relevantes na sua pergunta:

  1. Você pretende fazer a busca no banco toda vez que o usuário pressionar uma tecla?
    Se sim, voce precisará adicionar um evento no campo de texto, para disparar a lógica.

  2. Será realmente uma boa abordagem fazer uma busca no banco, neste caso?
    Caso deseje seguir essa abordagem, fique atento com a performance da sua aplicação.
    Provavelmente voce terá que criar uma view no banco, para aumentar o desempenho das buscas.
    Um outra solução seria guardar as informações na memória, evitando acessos excessivos ao banco.

Só agora vi o post do eduardo.exs.
Também acho interessante dar uma olhada no jquery.

[quote=heatcold]Existem dois pontos relevantes na sua pergunta:

  1. Você pretende fazer a busca no banco toda vez que o usuário pressionar uma tecla?
    Se sim, voce precisará adicionar um evento no campo de texto, para disparar a lógica.

  2. Será realmente uma boa abordagem fazer uma busca no banco, neste caso?
    Caso deseje seguir essa abordagem, fique atento com a performance da sua aplicação.
    Provavelmente voce terá que criar uma view no banco, para aumentar o desempenho das buscas.
    Um outra solução seria guardar as informações na memória, evitando acessos excessivos ao banco.

Só agora vi o post do eduardo.exs.
Também acho interessante dar uma olhada no jquery.[/quote]

Aparentemente seria ótimo guardar esses dados na memória, já que só preciso de um campo.
Sabe me dizer como posso fazer essa implementação?

Tenho minhas classes DAO prontas e funcionando normalmente, mas o que devo fazer com a lista que me é retornada?

Após a busca no banco, guarde os dados em uma variavel estatica.
Procure estudar o pattern Singleton.