É uma chatice esses vírus que tu espeta o pen drive e ele se copia pro pen drive.
Seja no xerox da faculdade, no computador de um amigo do trabalho, ou em qualquer outro lugar sempre corremos esse risco.
Tenho amigos que dizem que pra evitar isso só usam o pen drive em seus computadores pessoais. Legal!! Mas eu quero a praticidade de copiar arquivos grandes de um PC pro outro!!
Minha idéia era criar um programa no autoexec do pen drive, que assim que ele fosse espetado fosse executado. Esse programa monitoraria quem fosse escrever no pen drive, exigindo minha confirmação antes de autorizar a escrita nele. Algo como deixar o pen drive Read Only, e quando precisar autorizar a escrita nele.
Nunca mexi com USB no Java… alguem poderia dar alguma sugestão de por onde começar a pesquisar ? Se é que essa minha idéia é possível!
Rapaz quanto a biblioteca para desenvolver esse sistema não so apto a responder, mas pra solução de agora
tem um programa chamado USB Disk Security , que assim que o pen drive ou qualquer aparelho USB for conectado a sua maquina, ela pega o auto rum e executa o programa fazendo uma varredura e procurando os virus, mostrando na tela e dando a opção de ja exclui-los, ai eh so tirar e por o pen drive, e verá que não terá mais virus, a faculdade que curso adotou esse metodo tambem pelo fato da rede estar super infectada, devido a qualquer aluno do curso, acessar os laboratórios para realização de projetos.
cara pode ate ter jeito de se fazer isso em java, porem as informaçoes a respeto sera bem limitadas, porem aconselho o modo antigo e previzile, ex: nao de duplo click na hora de abrir, click sempre com o botao direito na hora de abrir o pen drive, e segure sempre a tecla shift antes de abrir qualquer dispositivo removivel. abraço