Auto incremento

Ola pessoal,ainda estou aprendendo Java,estou fazendo uns sisteminhas de cadastro usando o NetBeans com o Access,gostaria de saber como fazer para quando eu click no botão “novo” uma variavel que tenho chamada “ID” receber o ultimo código da minha tabela +1,alguem pode me ajudar com isso?Obrigado pela atenção.

Você pode fazer um select e pegar o último id cadastrado no banco (essa solução não é a melhor).

Porque não é a melhor?

O melhor seria você obter essa informação do próprio banco de dados (sem consulta manual). Como não conheço o Access, não sei te dizer se isso é possível com ele.

Como verificar se a tabela esta vazia?Aproveitando ja o tópico,poderia me dar um exemplo simples do JOptionPane.ConfirmDialog? Desculpe por fazer tantas perguntas,faz alguns dias que começei a programar em Java :oops:

if(JOptionPane.showConfirmDialog("Teste", YES_NO_OPTION) == JOptionPane.YES_OPTION){
   //faça algo se o cara respondeu que sim
}else{
  //Faça algo se ele responde que não.
}

Não tenho medo de perguntar, não existem perguntas idiotas não. O pessoal ta aqui pra ajudar.

[quote=Felagund]Não tenha medo de perguntar, não existem perguntas idiotas não. O pessoal ta aqui pra ajudar.
[/quote]

Isso mesmo!

Ou seja, com Triggers ou Stored Procedures??

Não, fazendo um select simples mesmo.

Um exemplo com PostgreSQL:

SELECT nextval('nome_da_sua_sequencia');

Blza … valeu

if(JOptionPane.showConfirmDialog("Teste", YES_NO_OPTION) == JOptionPane.YES_OPTION){
   //faça algo se o cara respondeu que sim
}else{
  //Faça algo se ele responde que não.
}

Não tenho medo de perguntar, não existem perguntas idiotas não. O pessoal ta aqui pra ajudar.
[/quote]

Não deu certo :frowning: fiz do mesmo jeito mas não compilou

Amigo o melhor jeito de se fazer isso é obtendo o próximo id do registro do próprio banco dados. Onde o banco terá um campo id do tipo int e autincrement.

Fala cara, blza?

No Access, quando vc fez a tabela, vc pediu para que o ID fosse auto-incremento?
Pois como o Rafael Carneiro disse, isso quem deve informar é o prórpio BD, mas se vc não escolheu a opção auto-incremento eu não sei como o BD se comporta.

Abraço