Auto soma

Ola, Sou novo aqui no forum e queria estou com um problema, estou fazendo um sistema para orçamentos e quero
fazer uma auto soma.
Exemplo: o cliente escolhe um item com determinado valor, depois outro item e,
conforme ele vai escolhendo, vai somando automaticamente no total. Como no Excel.
Se alguem souber o comando da uma ajudinha.
Desde já grato a todos! :wink:

Cara como vc não especificou qual a plataforma vc ta usando fica mais dificil te ajudar, mas caso esteja usando swing (app desktop) vc pode fazer com que seu jframe/jdialog implemente a interface PropertyChangeListener com isso vc registra os componentes da tela que deseja que sejam “ouvidos” sempre que algo acontecer com eles e na implementação do metodo exigido pela interface: public void propertyChange(PropertyChangeEvent evt) {} vc coloca sua logica para pegar os valores destes componentes e efetuar o calculo que vc precisa.

Espero ter ajudado.

Bons estudos!

[]'s

[quote=teclas33]Ola, Sou novo aqui no forum e queria estou com um problema, estou fazendo um sistema para orçamentos e quero
fazer uma auto soma.
Exemplo: o cliente escolhe um item com determinado valor, depois outro item e,
conforme ele vai escolhendo, vai somando automaticamente no total. Como no Excel.
Se alguem souber o comando da uma ajudinha.
Desde já grato a todos! :wink: [/quote]

depende muito, o que vc está usando para selecionar?? jComboBox?jCheckBox??
anyway
de qualquer maneira se vc estiver usando swing, vc terá que atribuir uma variavel (int,float,double, que seja) e ir somando ela com o que vc selecionar!e um método para verificar o que vc está selecionando
no caso se vc estiver usando um jComboBox poderia ser assim

 public void metodoVerificaValor(){
     if (jCB.getSelectedIndex() == 0) {// Primeira Opção do seu jComboBox , onde jCB é o nome do seu jComboBox
          valor+=2.00; // adicionando o valor 2.00 na sua variável
     }else{
         if (jCB.getSelectedIndex() == 1) {// Segunda Opção do seu jComboBox , onde jCB é o nome do seu jComboBox
          valor+=2.45; // adicionando o valor 2.45 na sua variável
     }
   }

}

[quote=Adamgnr]
de qualquer maneira se vc estiver usando swing, vc terá que atribuir uma variavel (int,float,double, que seja) [/quote]

Cara, mas ele não terá que atribuir uma variável mesmo estando em web?

[quote=drsmachado][quote=Adamgnr]
de qualquer maneira se vc estiver usando swing, vc terá que atribuir uma variavel (int,float,double, que seja) [/quote]

Cara, mas ele não terá que atribuir uma variável mesmo estando em web?[/quote]

Claro, em qualquer aplicação ele teria que declarar a variável!! Mas como ele nao deixou aqui que seria web(pelo menos não li isso) eu jah pensei no swing que seria uma boa saída para ele

Galera desculpas por deixar mal explicado, estou fazendo uma aplicação para desktop no netbeans, valeu pela ajuda vou tentar aplicar essas idéias e ver qual
da mais certo todos ajudaram.
obrigado. :slight_smile:

Bom, agora que você expôs o que está querendo, como o valor será determinado em uma única coluna, você pode criar um método que obtenha os valores das células da coluna em questão e então ir somando.