Como funciona o auto update destas ferramentes ?
por ex: verifica se tem algum nova atualização e tudo mais, mas como que eles se reiniciam e se “auto atualizam” ?
re-escrevem arquivos e tudo mais ?
estou vendo como fazer isso para um aplicativo em SuperWaba que desenvolvi para meu celular.
e gostaria de fazer o mesmo estilo, sem precisar de outro “programa” para verificalo.
Auto Update (eclipse, netbeans)
4 Respostas
Bom vou comentar o que eu aprendi com outros profissionais, mas não sei se é o mesmo mecanismo que as IDE utilizam nos seus updates. Existe um programa/rotina “dorminhoco” que de tempos em tempos (assim uma vez por semana) faz uma chamada no servidor para verificar se existe um arquivo (pode ser um pacote ou um xml) está disponível. Se não tiver cai fora e volta a “dormir”, se tiver, baixa e instala o pacote. Quanto a instalação do pacote daí vai ao critério do instalador que você implementou na sua aplicação.

Bom vou comentar o que eu aprendi com outros profissionais, mas não sei se é o mesmo mecanismo que as IDE utilizam nos seus updates. Existe um programa/rotina “dorminhoco” que de tempos em tempos (assim uma vez por semana) faz uma chamada no servidor para verificar se existe um arquivo (pode ser um pacote ou um xml) está disponível. Se não tiver cai fora e volta a “dormir”, se tiver, baixa e instala o pacote. Quanto a instalação do pacote daí vai ao critério do instalador que você implementou na sua aplicação.
![]()
Obrigado pela resposta RodyBr mas a idéia de como faz eu sei, não sei como posso fazer para depois de baixar as atualizações
eu “instalar” elas, vou poder substituir os arquivos mesmo com o programa rodando ? É algo que nunca fiz…
bom, acredito que:
- após você ter baixado o pacote, o instalador mandar para o sistema operacional parar os processos de sua aplicação Java;
- substituir o jar antigo pelo jar atualizado do seu pacote baixado;
- reinicializar os processos ou a aplicação (depedendo do que foi atualizado).
algo que acho que pode te ajudar é esse tópico antigo:
http://www.guj.com.br/posts/list/22215.java

Obrigado novamente RodyBr, o link que você postou me ajudou, esclareceu minhas duvidas,
agora vou ver as limitações da Vm do SuperWaba, vamos ver se da certo