automação comercial com Java

6 respostas
hatsurei

Olá,
Primeiramente quero dizer que a questao nao é qual linguagem é melhor, mas sim pedir a opiniao sobre
qual é a mais indicada para o meu caso.
Estou morando em um cidade pequena no interior da Bahia que tem um grande numero de pequenas empresas, o comercio aqui é bem forte, e pensei em investir nessa area de automação comercial.
Pensei em Delphi e comecei a estudar, por ja conhecer o basico de Pascal.
Porem vejo falar muito na internet de Java e tenho acesso, na faculdade, a alguns livros sobre Java (Java Como Programar 8 ed. e Core Java) e li que posso usar Java para automação comercial tambem.
Com a experiencia que vcs possuem me respondam, Java seria melhor para mim?
Analisei os pros e os contras de cada uma das duas vejam se é isso mesmo:
Delphi é mais facil de aprender e de construir aplicativos. Porem acho que o unico mercado para Delphi hoje em dia é esse mesmo de automação comercial.
Java é mais dificil, nao conheço nada da linguagem, mas aprendendo java posso programar para desktop e para moveis (android por exemplo).

Da pra criar aplicativos para automação comercial em java tao bons quanto os criados em Delphi e criar intefaces graficas como as do delphi?
Vale a pena investir logo em Java?

Deixo claro novamente que não tenho interesse em enquetes sobre qual a melhor linguagem, peço
apenas que as pessoas desse forum usando a experiencia que possuem me ajudem a decidir.

Desde já agradeço.
abraços.

6 Respostas

luxu

eu acho q só usando as duas pra pra responder com ctz.

JoaoBluSCBR

Acho que vale a pena sim.

Um aplicativo de automacao desenvolvido em Java é facilmente adaptavel para web.
Usando um bom banco a coisa fica muito rapida e funcional.

Além disso qualquer IDE hoje faz a parte gráfica sem problema algum e de certa forma
com a mesma metodologia de eventos e propriedades que voce costuma ver no Delphi.
Instale uma IDE como o NetBeans peça uma classe java JFrame e você verá uma
tela de interface com tudo que voce quiser manipular de componentes.

Alem disso Java eh orientado a objetos. Se voce realmente aprender OO, vai ver como
o aplicativo funciona redondo sem tanta interferencia entre as funcoes como acontece
no Delphi e em sua orientacao a eventos.

Minha opiniao.

E

Se seus aplicativos tiverem de rodar no Windows, acho mais fácil você construir seus aplicativos em C#. Mas é uma opinião pessoal.

Se por algum motivo você quer vender uma solução completa (que inclua a máquina, por exemplo) você pode tentar usar o Linux (para economizar com o custo da licença do Windows e o antivírus e outras coisas chatas que você precisa gastar quando se usa o Windows) e rodar alguma solução em Java no Linux, como você pode ver em alguns lugares (cadeias grandes de lojas e farmácias estão migrando seus terminais para o Linux, para fazerem esse tipo de economia. )

(Estou falando “Java” mas pode ser alguma outra linguagem em que seja fácil construir aplicativos no Linux. )

ibotirama

Já existem muitas aplicações ERP em Java procure no google : Compiere, Adempiere, OpenBravo, JFire, e tem também um framework apache que eu não me lembro o nome agora, tem uma empresa nacional que tem um treinamento que constroi passo-a-passo uma aplicação erp com nf-e e ecf que é a t2ti.

espero ter ajudado, abraço.

Andre_Rosa

Eu, no caso da Automação Comercial, recomendaria Delphi.
Com Delphi você desenvolve sua aplicação rapidamente (visto que os clientes estão sempre com pressa); conta com vários componentes nativos, que podem ser úteis para área de Automação Comercial; conta com uma enorme documentação da área; conta com uma enorme quantidade de exemplos e, acima de tudo, conta com projetos de componentes voltados especificamente para Automação Comercial, como o ACBr, que é uma mão na roda.

Com o ACBr você pode, sem maiores problemas, desenvolver soluções para PAF-ECF, NF-e, Sintegra, SPED, Código de Barras, TEF e etc. Junto com o componente, você baixa exemplos para cada uma dessas soluções. Vale a pena dar uma olhada.

luiz_renato

Onde trabalhado foi desenvolvido um ERP que entre outras coisas tem um módulo de frente de caixa que roda há bastante tempo com java+ linux comunicando com ECF e TEF.

Percebo (não trabalho com essa parte do sistema) que é a parte chata de trabalhar é a comunicação com dispositivos - ECF p. ex. Vc tem que lançar mão de JNI (que acho trabalhosa) e outras coisas porque os fabricantes normalmente não tem api nativas em java - se alguém souber fique à vontade pra comentar.

Por outro lado os recursos disponibilizados pelos fabricantes em outras linguagens como C# e Delphi são bem mais abundantes e vc fica com aquela impressão que seria mais fácil; então concordo com o entanglement: se for pra Windows C# seria a minha escolha.

Criado 3 de outubro de 2011
Ultima resposta 3 de out. de 2011
Respostas 6
Participantes 7