Automação Comercial (desenvolvimento)

Bom dia a todos!

A minha empresa recebeu uma proposta para desenvolvimento de um sistema de automação comercial. Como já desenvolvemos em java, optamos por continuar com java. Quanto ao desenvolvimento do sistema em si não estou vendo problema nenhum, mas não temos conhecimento nenhum no que diz respeito a impressora fiscais.
Então, alguém aqui do fórum já desenvolveu alguma coisa relacionada a esse assunto, impressoras fiscais? Se já desenvolveu qual o melhor caminho que devemos seguir?
Andei fazendo minhas pesquisas e vi que algumas impressoras tem seus arquivos .dll que podem ser acessados via JNI, e a performance, como fica? A melhor forma de comunicação com a impressora é através da API JAVACOMM???
Outra coisa, a nossa intenção é fazer um aplicativo WEB, existe a possibilidade de comunicação de uma página com uma impressora fiscal no cliente? Ou a melhor saída seria um applet?

Desde já agradeço a todos, bom dia e SUCESSO!!!

Aplicativos Web são legais mas vocês vão ter muitos problemas com:

  • Relatórios - o browser não é exatamente apropriado para emissão de relatórios
  • Impressoras fiscais - é um bocado complicado controlar as coisas pelo applet. (Applets não podem usar JNI, a menos que a biblioteca JNI já esteja instalada na JVM do browser, o que requer alguma instalação manual).
    Se você quer usar os recursos do browser para facilitar a distribuição de novas versões de aplicativos Swing/AWT/Thinlet etc., , você poderia testar o Java Web Start para ver se é adequado para suas aplicações.

Exato. Uma serie de problemas surgem quando se tenta usar aplicacoes web para esse tipo de software, a menos que voce queira ter o mesmo esforco do Google para fazer as coisas funcionarem de forma satisfatoria.

   Seguinte, a única coisa que estou enxergando que vai dar problema é o ECF (frente de caixa), no caso dessa rotina o soft teria que ter uma comunicação com a impressora fiscal. Já tenho um sistema rodando de gestão educacional onde 30 escolas de um município são gerenciadas de uma forma bastante satisfatória, utilizando o JSF + PostGres (com seus devidos schemas), utilizando de relatórios, gráficos e outros recursos. A única coisa que está me preocupando é a comunicação com a bendita da impressora fiscal, no último caso vou ter que ter a rotina de emissão dos cupons fiscais desktop mesmo.
    Alguém poderia me dizer ou me orientar quanto à comunicação com a impressora fiscal??? Fazendo algumas pesquisas no fórum percebi que algumas pessoas utilizam JNI para comunicação com dll... mas eu sinceramente prefiro fazer meu código.

    Obrigado pela atenção de todos.

Olá,
Parece que a Bematech, fornece o código em java para ser implementado em sua linha de impressoras fiscais. Dê uma olhada no site deles e aqui mesmo no GUJ já houve notícia a respeito desse assunto.

Se não me engano, alguns fabricantes (como a Bematech) fornecem drivers Java para suas impressoras. Consulte os fabricantes.
Além disso, faça um teste desse driver - talvez você tenha de usar um sistema operacional para o qual o fabricante não tenha driver.

        Por enquanto é bematech mesmo, vou dar uma olhada no site deles, eles tem um fórum recém criado para desenvolvedores.

Só vou lhe dar uma dica: digamos que o driver deles seja JNI (nunca examinei o driver da Bematech).
Se for, você tem de copiar a DLL para c:\windows\system32 (ou algum diretório no PATH), e o .jar para jre/lib/ext da JVM do browser, para não dar problemas (não dá para empacotar um JAR que contém rotinas “native” em um applet, porque ele só funciona uma vez, e nunca mais, até você reinicializar o browser.)
(Essa cópia é melhor feita por um programinha de instalação).

kra valeu mesmo pela dica, vou fazer alguns testes aqui.

Alo galera,

Recebi uma proposta para desenvolver um sistema de vendas, igual aos que a gente vê nos supermercados, e um dos requisitos é que o dono possa aceder aos relatorios e ao próprio sistema em qualquer ponto. Pensei logo em web.

Mas ai surge um problema semelhante, como fazer com que o sistema web que esta num servidor possa conseguir imprimir a factura/recibo da compra numa impressora que esta no usuario local??

Ja programo a uns anitos mas nunca fiz um software comercial, sera que me podem ajudar se faz favor?

Como poderei fazer isso? ideias?

Obrigado!

Eu entendo que a melhor saída seria:

  1. Criar um módulo em Desktop para frente de caixa. Facilmente você
    conseguiria comunicação com qualquer dispositivo conectado à estação
    cliente. Faça no swing, com o mínimo de funcionalidades necessárias para
    funcionar.

  2. Faça o restante do sistema em web utilizando jsf/postgresql. Relatórios
    em IReport (pdf).

  3. Crie um módulo de integração que leia os dados armazenados na frente
    de caixa e grave no banco da retaguarda.

Com esta arquitetura, acredito que você terá sucesso.

Espero ter ajudado.