olá a todos,
eu sou um estudante de engenharia da computação,
eu tenho visto um mercado de automação comercial e penso em conseguir um pequena fatia desse bolo.
criando um programa do ramo.
e nao tenho duvidas quanto a minha capacidade de desenvolvimento embora saiba
que é muito trabalho pela frente,
porem eu tenho amigos ótimos programadores para dividir a carga e uma pessoa com conhecimentos tributários no grupo.
ou seja, admitindo que possa ser feito.
eu tenho duvidas sobre outras coisas e gostaria das opiniões sobre
o desenvolvimento,
a burocracia por parte do governo sobre a homologação,
a aceitação do mercado por parte de um bom novo produto.
essa tambem eu nao poderia deixar de perguntar,
java seria uma boa linguagem para essa escolha?
eu pessoalmente acho java otimo,
e nao tenho conhecimento profundo de outras linguagens. entao opinoes tambem sao bem vindas
se alguem tiver algum material sobre o que é preciso para um software desse porte, eu agradeço muito.
É como o de qualquer software. Um dos pontos incômodos é que as regras tributárias variam bastante e mudam de tempos em tempos, então se torna necessário estar atento a essas diferenças e mudanças.
Depende do que você vai desenvolver. Falando “por cima”, a homologação costuma ser necessária apenas se você desenvolver uma solução TEF (frente de caixa com cartões). É um processo um pouco maçante pois os testes são repetitivos e longos. Mas, se não me engano, para ser homologado você precisa ter cnpj (ou seja, uma empresa aberta). E soluções TEF não homologadas não podem ser usadas em estabelecimentos comerciais (irregularidade sujeita a multa).
Depende. Simplesmente criar o produto e colocar pra vender num site (por exemplo) dificilmente trará resultados. Você precisa adicionar uma estratégia de marketing a seu produto, criando contatos, expondo, fazendo propaganda, indo à possíveis clientes, etc. Uma opção seria desenvolver esse software em parceria com algum estabelecimento.
[quote]essa tambem eu nao poderia deixar de perguntar,
java seria uma boa linguagem para essa escolha?
eu pessoalmente acho java otimo,
e nao tenho conhecimento profundo de outras linguagens. entao opinoes tambem sao bem vindas [/quote]
A linguagem Java é boa, mas imagino que você já tenha ouvido que deve escolher a linguagem que se adequa ao problema. Pegando um exemplo, veja que Java não permite, nativamente, o acesso “direto” ao hardware (portas seriais, por exemplo), então terá que trabalhar considerando essa limitação (usando JNI ou outras bibliotecas que ajudam nesse caso). Outras limitações e características podem tornar sua vida mais ou menos fácil dependendo da situação. Dadas as características da linguagem, se se sentir confortável, pode usar Java mesmo.