Autor do 1º vírus de PC anuncia novo sistema de buscas

Rich Skrenta, criador do Elk Cloner, o primeiro vírus de computador, e co-fundador dos sites Open Directory Project e Topix, anunciou que está trabalhando em um novo sistema de busca, o Blekko, que tentará desbancar o atual campeão Google.

Segundo o site Searchviews, Skrenta acredita que após uma década da entrada da Google no mercado, muito mudou na web. “A web é grande. Muito, muito grande. Possui literalmente bilhões e bilhões de páginas”, explicou Skrenta em seu blog, acrescentando que a cada ano ou dois a malha dobra de tamanho.

Crítico do PageRank, sistema de indexação utilizado pelo Google, Skrenta acredita que a idéia de três ou quatro resultados privilegiados em meio a tantas páginas existentes é um tanto inaceitável. Para o programador, este sistema destruiu a web, e o Google é culpado.

“E ainda assim eles têm mais de 85% do mercado, e pouca competição eficiente. Ao mesmo tempo existe um fabuloso negócio na busca”, explicou, perguntando-se porque não há concorrência.

Todavia, o Blekko ainda está longe de sua conclusão. Em seu endereço (blekko.com) há apenas uma foto de um boneco criado pela filha do programador. Um protótipo do sistema final não deve estar pronto antes de 2009, conforme noticiou o TechCrunch.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2206467-EI4802,00.html

Falando em sistemas de busca, o Wikia search será aberto ao público amanhã.

missão difícil hein… 2009 é um pouco tarde né não?

Desde que seja bom e saiba divulgar e sobreviver ( ou seja, muito dinheiro e muita publicidade ), nunca é tarde.

É bom? Nunca usei, se for aberto amanha, depois das provas da unicamp eu vejo.

Até!

Se ele conseguir fazer um buscador que procura uma dúvida(muita IA, nunca vi uma que consiga trabalhar com isso), e indexe todas as páginas que o google indexou, crie um leitor de mentes p/ saber o que a pessoa ta procurando(já que não vai ter pagerank p/ organizar as páginas).

O google veio do princípio que “se a maioria procura, visita e divulga, esse é o site certo.”

Sou contra certas coisas como a má indexação do google que não trabalha com varios tipos de tecnologia atual, acredito que o google foi uma boa idéia no começo, mas ultimamente sua “busca” inovou pouco. Afinal, é bem mais fácil comprar a web inteira já que se tem dinheiro.

Desde que seja bom e saiba divulgar e sobreviver ( ou seja, muito dinheiro e muita publicidade ), nunca é tarde.

É bom? Nunca usei, se for aberto amanha, depois das provas da unicamp eu vejo.[/quote]

Dado que ele só vai ser aberto de fato ao público amanhã, e que a idéia dele é ser melhorado colaborativamente, assim como na Wikipedia, perguntar hoje se é bom é algo que eu só posso dizer não, não é. :wink:
Eu estou participando do Alpha privado e de fato por enquanto acho que eu fico mais feliz com o Google.

Porém, eu acredito que um dia será bom.

[quote=Gauss]…
O google veio do princípio que “se a maioria procura, visita e divulga, esse é o site certo.”
…[/quote]
Cara, leia a proposta de redação da FUVEST desse ano. Tem um texto que é a cara do seu comentário.
Amanhã, prova de química! \o/

Até!

tb achei 2009 tarde demais!!!

Antes tarde do que nunca

amém

Se ninguém fizer isso os serviços (inclusive o do google) nunca vão se modernizar.
Sem duvida as técnicas de Web Search tem muito a ser aprimoradas.
Some a quantidade de conteúdo gerado diariamente, com a necessidade cada vez maior de informação rápida e precisa.

Booooooooooom… Temos outros nichos de mercado.

Isso sem falar em técnicas de processamento de hipertexto, visando anular cada dia mais necessidade humana.

Outro sistema de busca que saiu esses dias: http://hakia.com/
Esse usa algoritmos semânticos e está mais usável.