Axis2 - É posível utilizar sem acessar o WSDL

Galera,

Gostaria de saber se é possível utilizar o Axis2 para consumir um serviço, sem utilizar o arquivo WSDL, pois já estou a semanas tentando modificar o mesmo, de modo que eu consiga consumir todas as operações do serviço. Se não for possível, gostaria de saber se existem outras soluções que possibitem o acesso a um serviço sem o tal do wsdl.

• O serviço foi implementado em outra linguagem!!!

Obrigado!

Olá

Para fazer o mapeamento entre o Java e um WSDL há 3 modos:

1. Começar escrevendo uma classe Java e gerar o WSDL
    Você usaria algo como java2wsdl ou wsgen. É o chamado modo Start from Java. Serve apenas quando o projeto é novo

2. Usar um WSDL para gerar a interface e a classe Java
    É o chamado Start from WSDL. Quando se faz o deploy destas classes geradas, não obtem exatamente o mesmo WSDL original e sim um WSDL funcionalmente equivalente. Em geral a gente se deve usar alguma classe wrapper para que a classe gerada sirva ao nosso projeto

3. Modo Start from WSDL and Java
    Serve para quando precisamos consumir um Web service em um sistema existente. É o modo mais complicado mas geralmente é o único que tem utilidade.

Como vê, em todos os modos é necessário usar o WSDL.

Meu conselho é igual ao que já escrevi antes. Veja como seu colega usou o WSDL para consumir o web service em Delphi e estude como fazer semelhante em Java.

[]s
Luca