Bacharel em Sistema de Informação

Estou fazendo o curso, meu foco, na facul é programa em java.

Seria melhor para essa área de progrmação, fazer Ciências da Computação???

Ciência da Computação

Os profissionais formados por este curso têm condições de buscar soluções em áreas mais especificas do conhecimento. Possuem também maior conhecimento sobre o funcionamento do hardware, possibilitando a elaboração de soluções integradas de hardware e software. O mercado de atuação do Bacharel em Ciência da Computação é um pouco mais especializado e direcionado que o do Bacharel em Sistemas de Informação, porém com maiores perspectivas. Este profissional pode trabalhar com automação comercial e industrial, telecomunicações, na construção e programação de jogos ou, ainda, como consultor. Os egressos do curso também são candidatos potenciais a seguir a carreira acadêmica, através de estudos de pós-graduação.

Sistemas de Informação

Os Sistemas de Informação são difundidos por todas as funções organizacionais de uma empresa, não importa seu porte. Esse uso generalizado aumenta a necessidade de profissionais com conhecimento em desenvolvimento e gerenciamento de Sistemas de Informação, garantindo amplo mercado para esses profissionais.

Isso é pior que Eclipse X Netbeans hahahahaha

Mas falando sério, recomendo você analisar a grade carricular dos cursos (disciplinas, ementas e etc) em si e tirar suas próprias conclusões. Não dá pra definir um curso ou outro dizendo que aquele vai fazer/ser isso e o outro aquilo.

[quote=java.lang.JJunior]Isso é pior que Eclipse X Netbeans
[/quote]

fato

aliás não é faculdade que vai ensinar java a você…

A ciência da computação é um meio termo de engenharia elétrica, voltada ao estudos de algoritmos e pesquisas.
O foco é pesquisa de novos compiladores e linguagens de programação, hardware, etc. A grade é muito forte em matemática, tendo matérias como algebra linear 1 e 2, calculo 1,2,3, IA 1,2, processamento de sinais, e por ae vai.

Sistemas de Informação, se preocupa em como essa tecnologia gerada será absorvida pela população.
Criando softwares e estudando como as pessoas podem utiliza-los, da melhor maneira possível.

O foco de atuação é bem distinto, apesar de vermos engenheiros, cientistas e profissionais de TI na trabalhando na mesma área.

Se você gosta de construir coisas, ou quer criar tecnologia(digo criar tecnologia, no caso criar uma linguagem de programação, um compilador para ela, ou um hardware específico), faça ciência da computação.

Se prefere administrar como toda esse tecnologia chega a população, faça sistemas de informação.

Eu me formei em ciência da computação. Gostei muito do curso.

Nenhum dos dois.

Faça Analise e Desenvolvimento de Sistemas, que alem de ser somente 2 anos e meio, é bem mais especifico em desenvolvimento de aplicaçoes tanto Desktop como Web.

Ha, e apesar de ser tecnologo, vale como graduação, ou seja, vc pode fazer pos graduação depois e tudo mais, só nao vale se vc for preso pelo que eu saiba hauhauahua

Mais vc vai querer ser preso um dia?

abraço t+

depende da afinidade da pessoa.

Tem gente que tem espírito científico, tem gente que administra muito bem, e tem gente que desmonta coisas pra saber como funciona, e poderia ser engenheiro.

Cada pessoa escolhe o que quer fazer.

apesar da faculdade ter obrigação de lhe ensinar certos conceitos e lhe dar ferramental, seu papel principal é ensinar você a pensar ou seja, aplicar a informação que você recebeu dentro e fora dela. Na prática, ensinar a programar em java ou em qualquer outra coisa é só um meio de aplicar uma doutrina no caso a de ensinar lógica, programação e os outros ‘soft-skills’ envolvidos.

Em resumo, programar java vai depender de você ir atrás, não é o foco de um curso superior, se for o foco do curso que você estiver fazendo fuja disso… Você deve ter conhecimentos específicos dentro da área, mas ainda assim gerais e abrangentes pois isso é a base pra você não ser apenas um progrmador mas sim qualquer coisa q voce decida a ser. Aprender java na faculdade a fundo é fazer um curso de java com preço de superior.

Verifique se o curso lhe dá o ferramental que lhe agrada e lhe cabe para suas atividades futuras, verifique a aceitação do curso no mercado, felizmente TI é bem ampla, tecnologos tem boa aceitação, já em mecânica por exemplo, eles sofrem preconceito. Creio q ciencia da computação é um curso bem abrangente…verifique se lhe agrada, não posso opniar pq não o fiz, mas acho q é o mais completo para quem quer lidar com software profundamente.

Abraços

Pensar vc aprende sozinho.

Para fazer CRUD e software de Padaria vc aprende sozinho tb.

Já se vc quiser fazer software Base, trabalhar com geo-processamento e algumas coisas mais baixo nivel seria interessante vc fazer Ciencia da Computacao, o curso te dara mais BASE (Base, faculdade/universidade por si so nao garante que vc vai saber fazer).

Sistemas de Informacao, francamente ate hoje eu nao sei o que é.

Eu faço Bacharel e o que vejo é um curso que nao sabe o que é, se é pra desenvolvimento, se é perfil gerencial (nunca vi isso ensinar a ser gerente em faculdade é o fim) etc… Parece o famoso PATO.

Eu recomendo CC, apensar de fazer SI. Pra quem tem TEMPO, e pode se dedicar ao curso, creio ter uma base mais SOLIDA.

Eu também recomendo Ciência da Computação ou Engenharia da Computação.

Na faculdade, procure aprender os fundamentos por trás das tecnologias. Com os fundamentos, fica fácil se aprofundar numa linguagem específica, num BD específico ou em qualquer outra tecnologia.

Recorra a engenharia se seu foco é mais próximo do hardware e da parte prática, e a ciência se você também tem interesse em pesquisa. Entretanto, ambas as faculdades são ótimas.