Back end ou Full-stack?

Alguem pode me matar uma duvida ? eu comecei a estudar programação pelo back end, aprendi a partir disso java, postgresql, mysql, enfim, dei uma boa estudada em Spring boot que seria meu foco, contudo vi que pra usarem o spring na parte do back tem que fazer a integração do front com angular ou vue e com isso fui pra parte do front pra dar uma estudada na área, minha duvida seria, compensa mais eu focar 100% meus esforços no back end que é a area que eu quero atuar ou aprender juntamente do spring o angular, consequentemente aprendendo o front end e assim basicamente sendo um fullstack.
To meio pensativo nisso a cota, se vale a pena eu só me empenhar no back end e aprender o maximo possivel pra eu já aplicar no mercado e dps ir aprendendo front end se necessário.

cara, vai do que vc se identificar… eu gosto muito de front e back, tenho muita facilidade com os dois, tem gente q já prefere focar só em um dos dois.

se vc acha que não consegue conciliar o estudo dos dois, foca só em um. Agora se vc consegue fazer tudo junto, dale nos dois

1 curtida

Tudo dependente da sua forca de vontade. Sabe que o mercado de trabalho utiliza principalmente framework para construir suas aplicações.

Voce deve focar apenas num framework e ser especialista naquele (principalmente estudar a linguagem, por que é a base do framework).

Eu prefiro mais back-end, que front-end. Recentemente to focando em ser desenvolver fullstack, nao por que quero, mas sim o mercado exige saber ambos.

1 curtida

Se sua maior preocupação for emprego, tanto faz.

1 curtida