BACKUP banco de dados MySQL em JAVA

Galera sou novo em programação JAVA, quero implementar a função de BACKUP no meu programa, e gostaria de fazer isso através do NetBeans, sei que deixar a tarefa de fazer BACKUP nas mãos de usuário é furada, mas de início gostaria que fosse assim. Já tentei de diversas maneiras e li vários tópicos aqui do fórum sobre o MYSQLDUMP mas nenhum funcionou, alguns criam o arquivo sql mas sem nada dentro e outros nem o arquivo criam… Alguém poderia me dar essa luz?

Utilizo o MySQL WorkBench com o WAMP server.

Também gostaria de tirar outra dúvida… No meu computador existem dois diretórios que contém o mysqldump.exe, são eles o C:/wamp64/bin/mysql/mysql5.7.14/bin/mysqldump.exe e o C:/Arquvios de Programas/MySQL/ MySQL Workbench 6.3 CE/mysqldump.exe qual dos dois caminhos eu devo passar como parâmetro? e meu usuário root está SEM senha, isso vai interferir em algo?

Obrigado.

normalmente ao rodar o dump eu busco de dentro da pasta \bin do mysql. pode fazer assim :>

Runtime backup = Runtime.getRuntime();
 backup.exec("C:\\wamp\\bin\\mysql\\mysql5.6.17\\bin\\mysqldump.exe -v -v -v --host=localhost --user=root --port=3306 --protocol=tcp --force --allow-keywords --compress --add-drop-table --result-file=" + filename + " --databases DATABASE NAME");

e meu usuário root está SEM senha, isso vai interferir em algo?

quanto ao root sem senha, o único problema é a segurança do seu banco !