Backup de banco MySql

Olá.
É a primeira vez que vou trabalhar com um BD. Deram-me a responsabilidade de dar manutanção para um site de projetos em PHP (é a primeira vez que estou trabalhando com PHP também) e vou precisar alterar o BD dele pra fazer uma migração. Antes de alterar alguma coisa, resolvi fazer um backup. Alguém sabe me dizer qual é o método mais indicado pra se fazer backup de uma base MySQL?

Meu colega disse que só copiar o conteúdo da pasta Data do MySQL já é o bastante, existe outra alternativa?

Tem um mysql administrator la que vem quando vc instala aquele guitools, la tem ferramenta para fazer backup, dá pra agendar um backup tb, acho melhor fazer por ali.
Abraço!

Valeu!
Já segui a tua dica e está tudo nos conformes.

Obrigado!

Caso queira acoplar isso na sua aplicação, procure por “mysql dump”. Você consegue pegar quase tudo do banco de dados com isso.

Até!

Oi por favor, pode me passar um passo a passo de como fazer bkp do meu MySQL? E essa opção mysql dump?

abs,
André AS

não sei se é exercício do mesmo professor, mas em pouca diferença de tempo os 2 postaram a mesma dúvida…
http://www.guj.com.br/posts/list/122644.java
Axo que a dele já mostra +/- como vai ficar o código, apesar dele não estar dando certo.

Vai lhe ser bastante esclarecedor :