Backup em java usando access

Por favor… galera preciso de alguem que saiba e possa me dar umas dicas sobre como fazer backup em java com o access…

uso netbeans 5.5 aplicação para desktop…

desde ja agradeco!!!

Fernando Becker

Será que ngm sabe? ou nao tem como fazer isso???
abraco

mais explicação por favor

é simples so nao sei como fazer e nem tenho ideia…
tenho uma aplicação com cadastro de clientes, fornecedores, etc…
todos os dados sao gravados no banco… certo???
entao: preciso fazer uma copia desses dados criando um arquivo… so que isso pelo netbeans…

estou usando o banco de dados access…

abraco…

Você já sabe como acessar a base Access via java não sabe?

Então faça o acesso em todas as tabelas do sistema. Monte um select e o resultado dele você manda pra um arquivo. Exemplo pra uma tabela somente:


File arqTabela1 = new File("c:\temp\tabela1.dat");
FileWriter arqDatTabela1 = new FileWriter(arqTabela1);

while (rs.next()) {
   arqDatTabela1.write(rs.getString("campo_da_consulta")+"\r\n");
}

arqDatTabela1.flush();
arqDatTabela1.close();

Onde rs é o resultset de uma das consultas numa das tabelas.

esse codigo vai me gerar um arquivo com todos os dados que atualmente se encontrao no banco de dados???

abraco

[quote=febeckers]esse codigo vai me gerar um arquivo com todos os dados que atualmente se encontrao no banco de dados???

abraco[/quote]

Esse código vai gerar o arquivo tabela1.dat no diretório c:\temp\ e o loop vai criar linhas nesse arquivo. As linhas são os dados de somente um campo de uma tabela apenas.

Eu não postei a consulta mas seria algo como:


select cod_emp, dsc_emp from emp;

Se você quer de todas as tabelas do banco você terá que criar uma consulta “acima” dessa, mas daí o processo é mais trabalhoso pois terá que saber o nome e os campos das tabelas.

Qual o seu conhecimento do assunto? Você não está sabendo fazer nada disso ou tem apenas algumas dúvidas de qual classe utilizar?

cara assim:

  • preciso de um backup geral do banco… nao tenho nem ideia de como se faça…

  • experiencia tenho so com conexao… estou comecando agora a rabalhar com backup…

  • aquele codigo que tu me passastes pelo que entendi vai me gerar um arquivo apenas de uma tabela??? por que se for eu so incremento para as tabelas restantes…

valeu

Aaaaaaaaaaaaaa bom, então fale com o DBA da empresa e ele faz um backup do todas as tabelas da aplicação no próprio servidor, esse é o meio correto.

como eu falo com ele??

Se o seu banco é access basta ele fazer um ctrl+c/ctrl+v dos arquivos .mdb que o java acessa.

Peça pra ela fazer uma cópia de segurança da base de dados Access que a sua aplicação java acessa.

Isso é a dica simplória, mas tem que ver se a empresa possui uma metodologia pra isso como diretório específico do servidor ou fita DAT pra backup, etc.

cara eu to desenvolvendo a ferramenta para a empresa…

aquele arquivo.bat eu consegui gerar… com as dicas e o codigo que vc me passou…

isso que vc me falou agora e exatamente o que eu quero fazer mas tudo direto pelo netbeans…

so nao sei como!!!

vo por acaso nao tem um exemplo ou sabe como fazer…

aqui na minha regiao ngm sabe…

como copiar arquivo? http://www.guj.com.br/posts/list/14355.java veja o 3º post…

o resto você faz né? hehehe

Arquivo.bat? Não sei disso não, hehehe…

Bom, até onde eu entendi eu não sei mais como lhe ajudar ainda mais sem você ter um conhecimento maior do assunto.

Sugiro você trocar o título do post pra:

“Ajuda ferramenta de backup de BD rodando sob Netbeans”

Acho que só pela palavra access já assusta uma galera aí…

Abraços e boa sorte.

i assusta memso hehehe

po galera vc nao sabem como me ajudaram…
consegui fazer…
ta gerando um arquivo direto no access…
agora o resto e barbada so eu fazer algo para conseguir ler…

eu sei que meu conhecimento e pouco nessa area mas se alguem quiser alguma dica ou algo que eu possa ajudar e so me mandar um e-mail…

valeu abraco…