Pessoal estou com uma dúvida para dar baixa em produto e Materia Prima. Estou desemvolvendo um sistemas para uma empresa decorações que mexe com cortinas…
aqui vai o meu DER…
E qual é sua duvida amigo?
Abraços
Como faço para dar baixa no estoque produto e Matéria Prima
:?: Como assim, sua dúvida seria como dar update nas duas tabelas?
Seria como fazer uma transação?
Explica melhor, ok?
É o seguinte eu estou cadastrando Materia Prima e Produto numa tabela so, com o status se é M.P ou P.A.
Mas ai gostaria de saber como faço o estoque destes produtos e Matérias primas. Não sei se o jeito que eu fiz é o correto.
Ou eu tenho que separar as duas tabelas uma para Materia Prima ou Produto…?
Contabilmente eles ficam em livros diferentes?
No estoque eles ficam em lugares diferentes?
Na cobrança de impostos, elas são cobradas de forma diferente?
Existem atributos diferentes para produtos e matérias primas?
Isso é importante na hora de você fazer a modelagem.
Mas se ficar em duas tabelas na hora de eu for ir fazer compra, vai dar problema por causa da fk, ou M.P ou P.D. Se eu for compra so o Produto…
Ou eu deixo em uma tabela as duas e faço a ligação para tabelas tipo: Descrição Produto, e Descrião Materia Prima ?
[quote=insdo]Mas se ficar em duas tabelas na hora de eu for ir fazer compra, vai dar problema por causa da fk, ou M.P ou P.D. Se eu for compra so o Produto…
Ou eu deixo em uma tabela as duas e faço a ligação para tabelas tipo: Descrição Produto, e Descrião Materia Prima ?[/quote]
Não estou entendendo nada. O produto é algo que você produz (e normalmente você vende esse produto, ou então você dá baixa nesse produto porque ele se estragou ou foi roubado ou devolvido pelo cliente).
A matéria-prima é algo que você compra para produzir esse produto (e normalmente você compra a matéria prima, ou então você dá baixa nela porque ela se estragou ou foi roubada).
Estranho, como vc bolou essa modelagem e não sabe como dar baixa ??? O que é dar baixa pra vc ? levando ao pé da letra temos, produto é dado baixa na venda e a materia prima é na produção !!! Qual o problema ?
Amigo, seguinte… Vamos a logica então.
Vamos supor que a empresa que vai usar isso faz bolo. O que vai em bolo? Farinha, ovo e chocolate (Nao sei fazer bolo)
Quando voce faz um 1 bolo (produto) voce deve dizer que existe o produto do tipo bolo +1.
Voce usou Farinha (1kg), ovos (2 ovos) e chocolate (200gm). Voce deve informar que existe menos a quantidade de cada um.
Como eu faria se fosse voce.
1º - Uma tela de cadastro de produto (nela vai ter a opção se é produto de venda ou materia prima, caso nao desejar fazer outra tela de cadastro de materia prima)
2º - Uma tela de cadastro de receita (nessa tela, voce vai dizer que o produto bolo, quando produzido, irá deduzir 1kg de farinha, 2 ovos e 200gm de chocolate)
3º - Cadastro de produção (nada mais sera do que uma tela que pedira o produto (bolo), a quantidade que foi produzida… nisso, quando voce gravar, automaticamente sera colocado a quantidade de produtos a mais no bolo e sera retirado da materia prima )
Algo assim nao te serve?
Abraços
Eu sei como sei como funciona a baixa de produto. Minha dúvida é em relação a minha modelagem…
É que no meu projeto não esta incluindo Produção…Mas obrigado pelas dicas…
Se gostou mais ou menos da ideia que dei, incorpora isso na sua modelagem e upa novamente para vermos como está… coloca apenas a parte que voce tem duvida e nao a modelagem inteira rsrs
Abraços