Banco da dados local e na web

Olá

tenho que fazer um projeto , e estou meio perdido quanto a isso espero que possam me ajudar .

Estou projetando um site , que vai rodar tanto na web , quanto localmente .
E nesse site trabalho com um banco da dados MySql .

Entao eh o seguinte : ele pode trabalhar com o banco da web , utilizando a aplicacao localmente ?
se nao , terei de fazer um banco para os usuarios locais , e depois atualizar o da web … como posso fazer isso?

obrigado desde já.

O banco pode ser o mesmo, o que você precisa é de um ip para acessar sua aplicação externamente, tem gente que usa o proprio ip da empresa que fornece serviço de banda larga, simplesmente trocando a porta do Tomcat pois a 8080 é bloqueada.

DEPENDE!

Imagino que queira impor restrições de segurança efetivas no acesso aos dados do seu BD, certo? Então, expor o BD para os clientes que rodam localmente, seria inadequado, pois facilita a ação de invasores. A não ser que esses clientes “locais” rodem dentro da rede segura da sua empresa. Mesmo assim tem seu risco.

Se decidir colocar seu BD atrás de uma rede segura/firewall, você pode criar um mecanismo de atualizar o servidor, seja via Servlets, Web Services, etc.

humm certo acho que entendi .
Mas assim , os clientes que vao utilizar localmente , sao funcionarios dessa empresa do site , acho que nao preciso de uma segurança tao forte

entao por exemplo como voce citou
a 8080 é bloqueada .
se eu rodar localmente assim
localhost:1010/…

o banco da dados que esta hospedado num servidor de web podera ser acessado?

sim sua aplicação aponta para o ip do servidor da web que está localizado seu bd.

certo…
entao assim
eu uso o tomcat
quando eu for instalar os aplicativos nas maquinas dos clientes que irao rodar locamente

qdo eu for instalar o tomcat , eu especifico outra porta diferente da 8080?

Você não precisara instalar nada, simplesmente vai fornecer a url para eles acessarem via browser, o ambiente fica transparente para seus clientes o seu banco de dados pode estar na sua rede ou em qualquer outro lugar assim como o Tomcat, caso realmente queira que sua aplicação rode na Internet, contrate algum serviço de hospedagem e evite dor de cabeça com segurança.