Banco de dados Access

5 respostas
Ermin

Galera construo aplicações com banco de dados Acces,
sei q não é o favorito, mas queria opiniões sobre ele!
vlw!

5 Respostas

luiz_renato

Ermin,

Se vc quer opiniões aí vai a minha …

Já trabalhei com Access incluisve criando telas,relatórios,etc com VBA.

O sistema era médio tinha muitas tabelas e funcionava. Mas a manutenção estava virando um inferno e a implementação de novas funcionalidades já estava ficando muito complicada.

Na boa não indico nem pra armazenamento. O Access não tem suporte prum monte de coisas que o Mysql tem de sobra e nas versões atuais a própria MS encoraja e faz tudo p vc usar o Access acessando o SQLServer ( que vc pode constatar com os wizard’s pra integração SQLServer do Access 2007 quer dizer usá-lo só pra cria telas e relatórios) , dái da pra tirar que não vai longe.

Se vc realmente gostar da MS usa SQLServer do contrário MySql e PostgreSql.

[]'s

Luiz Renato

Felagund

Se o Access for opção a ser embutido na aplicação, vc pode optar pelo SQLite ou pelo HSQLDB, até o Firebird pode servir.

guilhermevh

Access para mim nem poderia ser considerado um banco de dados, mas ele é uma boa opção quando tenho que construir aplicações estando sem tempo pois crio todo o ambiente na pen-drive, ai é só criar o ODBC na máquina que você está utilizando e programar…(depois que tudo tiver pronto vc passa para um banco de dados eficiente…)…

para qualquer outra coisa… não utilizaria.

R

Access até que funciona para apenas um usuário, mas já presenciei várias vezes situações de corrupção de dados quando havia vários usuários simultâneos. Outros problemas do Access: escalabilidade fraca quando o arquivo MDB começa a ficar muito grande; necessidade de acesso de leitura/gravação ao arquivo MDB, o que pode ocasionar falhas de segurança; necessidade de uso da plataforma Windows. Reiterando o conselho do Felagund, eu usaria HSQLDB.

renamed

guilhermevh:
Access para mim nem poderia ser considerado um banco de dados, mas ele é uma boa opção quando tenho que construir aplicações estando sem tempo pois crio todo o ambiente na pen-drive, ai é só criar o ODBC na máquina que você está utilizando e programar…(depois que tudo tiver pronto vc passa para um banco de dados eficiente…)…

para qualquer outra coisa… não utilizaria.

Access é um ótimo banco de dados, mesmo não aceitando procedures e triggers.
Ele roda em um motor Jet. Já o utilizei e o utilizo até hoje para aplicações pequenas / médias e até grande como BD local distribuido. Nunca tive problemas de arquivo corrompido ou inconsistência dos dados.

Criado 19 de julho de 2010
Ultima resposta 19 de jul. de 2010
Respostas 5
Participantes 6