Banco de dados Access

Galera construo aplicações com banco de dados Acces,
sei q não é o favorito, mas queria opiniões sobre ele!
vlw!

Ermin,

Se vc quer opiniões aí vai a minha …

Já trabalhei com Access incluisve criando telas,relatórios,etc com VBA.

O sistema era médio tinha muitas tabelas e funcionava. Mas a manutenção estava virando um inferno e a implementação de novas funcionalidades já estava ficando muito complicada.

Na boa não indico nem pra armazenamento. O Access não tem suporte prum monte de coisas que o Mysql tem de sobra e nas versões atuais a própria MS encoraja e faz tudo p vc usar o Access acessando o SQLServer ( que vc pode constatar com os wizard’s pra integração SQLServer do Access 2007 quer dizer usá-lo só pra cria telas e relatórios) , dái da pra tirar que não vai longe.

Se vc realmente gostar da MS usa SQLServer do contrário MySql e PostgreSql.

[]'s

Luiz Renato

Se o Access for opção a ser embutido na aplicação, vc pode optar pelo SQLite ou pelo HSQLDB, até o Firebird pode servir.

Access para mim nem poderia ser considerado um banco de dados, mas ele é uma boa opção quando tenho que construir aplicações estando sem tempo pois crio todo o ambiente na pen-drive, ai é só criar o ODBC na máquina que você está utilizando e programar…(depois que tudo tiver pronto vc passa para um banco de dados eficiente…)…

para qualquer outra coisa… não utilizaria.

Access até que funciona para apenas um usuário, mas já presenciei várias vezes situações de corrupção de dados quando havia vários usuários simultâneos. Outros problemas do Access: escalabilidade fraca quando o arquivo MDB começa a ficar muito grande; necessidade de acesso de leitura/gravação ao arquivo MDB, o que pode ocasionar falhas de segurança; necessidade de uso da plataforma Windows. Reiterando o conselho do Felagund, eu usaria HSQLDB.

[quote=guilhermevh]Access para mim nem poderia ser considerado um banco de dados, mas ele é uma boa opção quando tenho que construir aplicações estando sem tempo pois crio todo o ambiente na pen-drive, ai é só criar o ODBC na máquina que você está utilizando e programar…(depois que tudo tiver pronto vc passa para um banco de dados eficiente…)…

para qualquer outra coisa… não utilizaria.[/quote]

Access é um ótimo banco de dados, mesmo não aceitando procedures e triggers.
Ele roda em um motor Jet. Já o utilizei e o utilizo até hoje para aplicações pequenas / médias e até grande como BD local distribuido. Nunca tive problemas de arquivo corrompido ou inconsistência dos dados.