Olá a todos estou com dúvida quanto ao uso de Banco de Dados em uma página WEB (JSP), primeiro presico fazer um select na base de dados e pegar os nomes já cadatrados e apresentar em uma combo box. Como faço isso? não sei exatamente como começar, sei q é necessário o Managed Beans.
Se alguém puder me ajudar já agradeço !
Depende de alguns fatores.
Se você tiver interesse em utilizar JSF você precisará de Managed Beans, mas caso você queira (ou precise) você pode utilizar um servlet’s.
Eu particularmente acho uma boa você dar uma estudada em JSF.
.xhtml
<h:selectOneMenu value="#{seuMB.currentEstado}">
<f:selectItem itemLabel="-Selecione-" itemValue="" />
<f:selectItems value="#{seuMB.estados}" var="_estado" itemValue="#{_estado}" itemLabel="#{_estado.uf}" />
</h:selectOneMenu>
.java
private List<Estado> estados;
private Estado currentEstado;
public List<Estado> getEstados() {
if (estados == null) {
estados = estadoService.listAllEstados();//Metodo que consulta no banco seus estados, por exemplo.
}
return estados;
}
public void setCurrentEstado(Estado estado) {
this.currentEstado = estado;
}
public Estado getCurrentEstado() {
return currentEstado;
}
Mas observe que para que funcione corretamente você deve possuir um converter para sua Entidade. Uma ótima abordagem é feita pelo Rafael Ponte em: http://www.rponte.com.br/2008/07/26/entity-converters-pra-da-e-vender/
Como está a sua estrutura de classes? Você possui uma classe que representa os dados a serem apresentados na JSP?
Você pode dividir este processo em duas etapas:
- Utilizar um Servlet para consultar no banco de dados e redirecionar para a view jsp (podendo redirecionar para uma view diferente em caso de erro, por exemplo).
- Obter os objetos da requisição e mostrar seus valores.
Procure por Servlets, Request, Response e RequestDispatcher para entender este fluxo.
Esta seria uma forma básica, sem utilizar frameworks.
[quote=sergiom]Como está a sua estrutura de classes? Você possui uma classe que representa os dados a serem apresentados na JSP?
- Utilizar um Servlet para consultar no banco de dados e redirecionar para a view jsp (podendo redirecionar para uma view diferente em caso de erro, por exemplo).
Procure por Servlets, Request, Response e RequestDispatcher para entender este fluxo.
Esta seria uma forma básica, sem utilizar frameworks.[/quote]
É que já estudei Servlet e gostaria de aplicar isto de outra forma, com Servlet consigo fazer!
[quote=rapha.java][quote=sergiom]Como está a sua estrutura de classes? Você possui uma classe que representa os dados a serem apresentados na JSP?
É que já estudei Servlet e gostaria de aplicar isto de outra forma, com Servlet consigo fazer![/quote]
Veja que eu citei Servlet + JSP, assim você terá duas camadas bem separadas. Uma para apresentação e uma para acesso ao banco.
[quote=sergiom][quote=rapha.java][quote=sergiom]Como está a sua estrutura de classes? Você possui uma classe que representa os dados a serem apresentados na JSP?
É que já estudei Servlet e gostaria de aplicar isto de outra forma, com Servlet consigo fazer![/quote]
Veja que eu citei Servlet + JSP, assim você terá duas camadas bem separadas. Uma para apresentação e uma para acesso ao banco.
[/quote]
Bem, eu já fiz desta forma e agora quero saber com faço com JSP e MANAGED BEANS
Então a resposta do wagner_a_lima se encaixa no que você precisa.