Banco de dados como implementar um diagrama?

Gostaria de saber se tem alguem que possa me ajudar, em como montar um diagrama de banco de dados??? Sepossivel me mandar um exemplo ou me explicar melhor, para poder chegar na logica!!! Ou melhor como se fosse um dfd de banco de dados!!!

Pois sou estagiario no meu serviço e vim mexer nesta area esta semana!!! E pediram para montar um diagrama!!! Mas gostaria de ver alguns exemplos!!! Se possivel!!!

Dá uma pesquisada sobre DER…

Eu baixei o dbdesigner é bom para isso??? Ele é free encontrei ele após pesquisar der.

Se souber me diga se é bom???

Obs.: após muitas paginas do detran!!!

Brother tem um plug-in para eclipse que é muito legal para vc modelar dados graficamente. Só não lembro o nome. Procure por eclipse nos sites de downloads na net.

Espero ter ajudado.

aew galera!
Alguem pode me ajudar?Meu professor passou uma tarefa sobre o firebird, qual o indice que ele usa, eu naum sei responde, se alguem souber me ajuda por favor, valeu.

o dbdesigner é muito bom, vc faz suas tabelas dentro do programa e depois pode converter elas direto pra o Mysql, vc ganha um bom tempo fazendo as tabelas dentro do db…
me responde…

Olha uso o eclipse e na verdade esta ferramenta que vc acabou de me falar não complementa.
Mas obrigado por dizer que a ferramenta que baixei é de bom uso.

Mas me explica o que é der.
pois achei muito sobre detran e nada de ferramentas para banco de dados. por favor me esclareça!!!

Da uma olhada oq eh DER (diagrama de entidade e relacionamento)

Este link tem uma material onde o autor explica alguns conceitos necessarios para poder modelar uma base de dados com qualidade, para quem esta iniciando com a modelagem de banco de dados.

http://www.inf.puc-rio.br/~rmauro/BD1/docs/ProjetoBDparte1.pdf

Oi pessoal Valeu!!!

Paginas que foram de grande proveito!!!

Fabio e Albiere.

Brigadão!!!