Banco de Dados: Comparação entre os OpenSources

11 respostas
Rafael_Afonso

Olá:

Em minha empresa queremos fazer um comparativo entre os Banco de dados OpenSource para decidir qual dentre eles devemos usar. O sistema deve ter suportar cantenas de milhares de dados e deve ser rápido. O poder das máquinas em que estes deverão rodar são - à princípio - indeterminados (Em termos de memória, capacidade de disco, etc)
Os candidatos em questão são:
[list]*MySql: Rápido mas sem cheve estrangeira[/list]
[list]*Firebird: Não tão rápido quanto o MySql, mas tem chave estrangeira[/list]
[list]*PostgreSQL: Parece interessante, mas não roda no Windows (A não ser se você quiser compilar os fontes do zero ou comprar da DBExperts)[/list]
[list]*Hypersonic SQL (HSQLDB): Pequeno, mas pouco conhecido[/list]
[list]*Prevlayer: Não é banco de dados, mas pode ser uma alternativa. Mas como se comporta com centenas de milhares de dados e memória RAM a princípio determinada? Se for num Pentium I, 200 MHz funciona satiafatoriamente?[/list]
O que desejo é saber a opnião de vocês sobre estes BD (mais Prevlayer) e se existe algum framework ou coisa parecida para fazer comparações de desempenho entre eles.

Grato,

11 Respostas

Daniel_Quirino_Olive

Pessoalmente, prefiro Firebird. A velocidade do MySQL (em relação ao Firebird) não é algo que supra suas deficiências. Firebird também é o único banco de dados O-S totalmente transacional. Leve isso em consideração.

maxguzenski

OPA. postgreSQL roda sim em windows…
atraves do cygwin (cygwin.org)

nao precisa compilar nao…

mas o fato de ter eu nao chave estrangeira, nao deve ser o unico ponto a ser visto! voce deve analizar do que você realmente precisa na sua aplicação…

obs.: esquece esse Prevlayer

R

PostgreSQL é o banco!!!

Uso ele aqui na empresa tanto no Windows(desenv.) quanto no Linux(produção) e é muito bom mesmo.

Firebird - uma piada, tão ruim quanto o Interbase(pior coisa que a Borland ja fez).

Mysql - ja usei em um projeto, um banco muito bom mais realmente deve ser levando em consideração a finalidade. Para sites web é uma beleza.

Prevlayer - Em um teste, quando corrompeu um registro todos os outros depois dele foram perdidos e não consegui recuperar(deve até ter como mais não consegui). E confiar dados importantes para o Prevlayer tem que ter muita coragem e memória RAM!

FIQUE COM O POSTGRESQL!!!

D

Rafael Afonso:

Com certeza apenas por esses pontos vc não pode comparar os SGBD, são várias diferenças fundamentais entre eles.

Fiz uma pesquisa a algun tempo atraz e analizei, sem muitos detalhes, vários BD, tendo como principal requisito o cu$to (custo 0).

Pessoalmente eu gostei do FireBird e do PostgreeSQL, esse ultimo com certeza é bem melhor, principalmente para grandes aplicações, mas requer uma instalação mais “especializada” e, consequentemente uma eventual manutenção tb. A ponto que para instalar o FireBird existe um arquivo de instalação ridiculamente pequeno, 3.5 Mb, que faz tudo com um duplo clique.
Porém o PostgreeSQL é relacional-OO, e o FireBird apenas relacional, portanto vc não pode criar seus tipos de dados, isso dá uma emorme vantagem para o PostgreeSQL.
Existem várias outras diferenças que as listas de discuções de PostgreeSQL e de FireBird podem ajudar a esclarecer muito melhor, tente visitar os sites http://pgsqlbr.querencialivre.rs.gov.br/ e http://www.firebase.com.br/fb/ , lá vc vai encontrar as principais listas de discução sobre PostegreeSQL e FireBird respectivamente.

As ultimas versões do MySQL tem chave estrangeira, mas O MySQL NÃO É DE DISTRIBUIÇÃO LIVRE! Isso pode ser um choque, mas é verdade, o MySQL tem uma licença FREE para uso não-comercial e uma licença que custa algo perto de U$ 500,00 para distribuição comercial!!

Portanto na minha opinião para sistemas pequenos o FireBird é uma excelente escolha, mas para sistemas maiores, que exigem projetos mais avançados sem dúvida o PostgreeSQL é a melhor escolha custo(0)Xbenefício.

Em relação ao Prevayler, eu conheço pouquissimo, mas parece ser uma ótima escolha, se vc puder estudar seu funcionaento com certeeza deve valer a pena!

LN2EE

eu acho que o HSQLDB é um banco muito bom, não cheguei a os usar os bancos, porem o HSQLDB realmente não é muito conhecido, quem não conhece comomendo baixar, é principlamente é feito em 100% java.

falow

louds

daniel

estou chocado de onde voce tirou tal afirmação que o mysql é pago para uso comercial!
eu realmente nao consigo achar referencia ao pagamento de valores financeiros no contrato que eu concordei quando passei a usar ele. Eu contratei a versão GPL do produto, que infelizmente me proibe de distribuir versões fechadas de modificações no software do banco.

Pra bancos de dados somente TPC é o benchmark confiavel, www.tpc.org.

Uso diariamente mysql e postgres, nem sou louco de usar firebird, so louco usa software opensource que foi distribuido mais de ano com backdoor que rendia o banco todo ao atacante.

O ruim do mysql é que somente InnoDB suporta transactions e foreigh keys, e a performance é um desastre, principalmente usando transações.
Porem existe a opcao de usar operações atomicas, que são quaaaaaase a mesma coisa…

O ruim do postgres é a falta dos recursos pra alterar tabelas como o mysql tem e tb por ser 1 banco ‘over engineered’ ao meu ver.

D

esse é o site da licença do MySQL

http://www.mysql.com/products/licensing.html

e aki os preços

http://www.mysql.com/products/pricing.html

louds

Trocando em miudos, se vc nao usar o driver da mysql, vc nao precisa de licença paga, a não ser que voce use o mysql embedded.O driver mm.mysql, que é LGPL, faz exatemente isso.

Pq a GPL diferencia distribuição de uso.
Ou seja, posso distribuir software GPL junto com não-GPL sem problema algum, porem não posso distribuir software não-GPL que use 1 GPL.

E usar o mm.mysql não implica em estar usando mysql uma vez que o driver faz uma conecção tcp.

Mesma coisa com odbc, pq vc vai estar usando o driver da sun pra odbc.

Isso também significa que sem 1 licença comercial vc não pode verder 1 aplicação que vai ser usada com 1 container pago pq o fonte do container não vai estar disponivel, ou seja, não se pode vender uma aplicação GPL para websphere que use o driver da mysql sem ter licença comercial. Curioso, não?

Rafael_Afonso

Senhores:

Antes de mais nada gostaria de agradecer pela colaboração e opiniões expressas aqui. Para mim, ficou evidente que cada um tem seus favoritos. A seguir as conclusões a que chegamos:
[list]Prevlayer e HSQLDB: De pouco conhecidos foram pouco considerados.[/list]
[list]PostgreSQL: Apesar de ser free e de ser confiável, a instalação no windows é relativamente complicdda, pois tem que intalar o cygwin, mais um complemento ao Cygwin, rodar um processo, etc … Dêem uma olhada aqui.[/list]
[list]MySQL: Apesar de ser rápido e de instalação simples, é preciso pagar para aplicações comerciais, que é o nosso caso.[/list]
[list]Firebird: Instalação simple, gratuito para aplicações comerciais e confiável (se bem que a documentação que achei se refere ao Interbase 6.0, poderiam atualizar isso)[/list]
Assim o escolhido foi o Firebird.

Grato,

cv1

Rafael, voce esqueceu de considerar o SAPDB!

Não vou nem falar sobre ele aqui, pq já tem marketing suficiente no site:

:arrow: http://www.sapdb.org

Mas, já tendo trabalhado com PostgreSQL (vc sabe bem disso :)) e Firebird, meu voto fica com o SAPDB. Puta banco de dados bom :smiley:

Rafael_Afonso

“cv”:
Rafael, voce esqueceu de considerar o SAPDB!

Pelo que conversei com meus colegas daqui do travalho, o SAP DB possui um instalação mais complexa, por isso foi descartado.

Eu e o Villella (vulgo cv) já trabalhamos juntos num projeto que envolvia o PostgreSQL. Pos isso a referência.

Criado 9 de maio de 2003
Ultima resposta 13 de mai. de 2003
Respostas 11
Participantes 8