Estou pensando em como poderia fazer um banco de dados de endereços para retornar uma consulta de endereços próximos ao endereço informado na consulta
por exemplo: tenho em meu site, um cadastro de empresas de revenda de veiculos,
cada uma possui seu endereço com cidade, estado, logradouro, nomerua, numero, complemento, cep e caixa postal.
ai a pessoa acessa o site e informa o endereço dela, então clica num botão pra pesquisar as revendas mais proximas da casa dela, mas nao tenho nem ideia de como começar a implementar essa consulta…
e pelo bairro tbem nao daria muito certo, vou citar um exemplo, aqui onde eu moro tem a avenida brasil, de um lado é bairro sao cristóvao e de outro é jardim nova york, mas na avenida brasil tem muitas revendas de veiculos, todas proximas umas das outras, uma do lado da outra pra falar a verdae, e no caso de procurar por bairro ja nao seria uma consulta confiavel…
acredito que o cep tbem nao seja confiavel, as vezes o cara mora perto do fim do cep (entenderam ?? hahaha) e no inicio do outro cep tem revendas de veiculos, essas revendas nao apareceriam nos resultados da pesquisa
romarcio ainda nao pesquisei nenhuma API especifica, mas sei que existe o tal do banco de dados geografico, que eu nao conheço ainda… se alguem tiver dicas… posta ai
dá uma olhada mesmo no webservice do google maps. Já baixei coordenadas geográficas lá em cvs (mas faz tempo). Também tem a possibilidade de você mandar para ele buscar as concessionárias. Bastaria cadastrar as concessionárias na região (talvez colocar uma flag para um serviço específico)
[quote=cleiton herrmann]pois é evefuji eu acho q é isso mesmo, um cadastro de latitude e longitude, e então calcular um raio ao redor desse ponto né…
isso não seria o tal do banco de dados geografico ?[/quote]quando eu fiz um sistema que calculasse as distâncias,era muito específico e não me preocupei com determinados detalhes, mas agora pensando, sendo uma concessionária possivelmente, em cidades como São Paulo, calculando o raio vai ser meio ineficiente, pois tem lugares que de a pé está do lado, vetorialmente está do lado, mas na prática (de carro por exemplo) tem que dar a volta no mundo inteiro, uhahuauhaa. Mas já é um começo, ainda acho melhor mandar os dados para o maps e pegar o resultado!!!
amigo talvez uma boa forma seria pegar a lat e lon de cada endereço, isso vc consegue com o google, e então implementar aquela a busca dos ends num raio de no maximo X km
hahaha isso vai ser doidão de fazer, pena q estou meio sem tempo agora, fazendo testes no site pra colocar no ar logo, na verdade já esta no ar, mas estou passando um pente fino pra ver se esta td ok mesmo…
bom, vamos analisar então, eu tenho várias lojas de veiculos cadastradas, cada uma tem seu endereço, o primeiro passo seria conseguir lat e lon de cada uma delas e acrescentar essa informação na tabela de endereço…
depois eu teria q enviar pro google maps e obter o ponto central, que seria a lat e lon do endereço da pessoa que está procurando lojas perto dele…
mas eu teria que colocar o endereço dele como ponto central, calcular um raio de vamos dizer 5km, e depois varrer todas as lojas cadastradas q tenho, conversando com o webservice do google maps verificando a partir desse ponto central se os endereços das lojas estão dentro desse raio, para então exibir ao usuario as lojas, seria ± isso ?