Boa tarde pessoal, tudo bem?
Estou estudando bancos de dados distribuídos na faculdade e precisaríamos apresentar um banco de dados funcionando de forma distribuída. Eu achei interessante fazer um esquema desses com dispositivos móveis então escolhi o sqlite mas não encontrei nada a respeito sobre ele. Vocês conhecem algum outro banco de dados para dispositivos móveis que funcione dessa forma?
Imaginei configurar dois bancos com esquemas diferentes em dois dispositivos móveis e centralizar as consultas em um computador. Não é replicação, os dados de um dispositivo serão diferente do outro, é a consulta que juntará os dados de todos os nós para apresentar um resultado só.
Obrigado pela atenção,
Gustavo Ferreira.
Embora seja uma idéia interessante para pesquisa, não sei se banco de dados distribuídos em dispositivos móveis tem muitas aplicações práticas hoje em dia. Talvez por isso você esteja tendo dificuldade de encontrar alguma implementação desta abordagem.
Você consegue citar algum cenário onde essa solução seja interessante?
É, realmente é difícil encontrar um cenário onde isso possa ser útil. Eu imaginei no seguinte:
Um aplicativo móvel diferente em cada dispositivo, cada um com um banco de dados diferente. Seria uma fragmentação vertical. Pelo computador seja possível unir os bancos de dados dos dispositivos com o do computador e fazer uma consulta.
Esse aplicativo móvel poderia ser tipo o que é utilizado pelo censo do IBGE. Tá difícil mesmo encontrar uma utilidade para banco de dados distribuido para dispositivos móveis.