Banco de dados embutido (HSQLDB e JavaDB)

Olá amigos, pesquisei bastante sobre a possibilidade de incluir um gerenciador de banco de dados em um aplicativo Java, sem a necessidade de instalar o gerenciador a parte. MySQL até permite com a libmysqld porém só é possível no momento pra C e C++ .

Com o Firebird é possível embutí-lo de maneira fácil, por meio de uma versão especial do mesmo, mas daí o banco de dados fica dependente de plataforma, visto que para Windows o gerenciador é um .dll e para linux um .so compilado na mão.

As soluções que mais me chamaram atenção foram o HSQLDB e o javaDB, que por serem feitos em Java, permitem ainda a portabilidade.

Eu gostaria de saber a opinião dos amigos sobre estes 2 gerenciadores, o HSQLDB e o JavaDB, pois fiquei muito indeciso com qual deles escolher para colocar em meu aplicativo desktop.

Abraço!

Aproveitando o tópico do amigo, esses 2 (HSQLDB e JavaDB) funcionam normalmente em dispositivos móveis (Pocket, celular, Palm)??

[]'s.

já usei o hsqldb em iPaqs, rodando Windows CE 3.0, mas isso faz muito tempo… não existia JME, era uma plataforma chamada Personal Java, mas já morreu…
Mas até que funcionava bem, esse hsqldb tem 200kb se eu não me engano…

Bem, não tenho números pra mostrar, mas a própria Sun mudou o BD q distribuem com o jdk de HSQLDB pra JavaDB. Pelo que falam, ele é bem melhor e era um projeto da Apache (Derby).