Não se é o correto falar assim, mas tem como colocar um banco de dados embutido? Tipo, pra distribuir junto a uma aplicação em um cd, por exemplo.
Assim, faço a aplicação, configuro o bd, compacto tudo e o usuario tem so o trabalho de descompactar e usar, sem fazer mais configurações…,
sem nem precisar saber que tem um sgbd rodando.
Ficou claro? 8O
Vejam que não quero só colocar codigo sql, quero colocar todo o bd e o sgbd junto.
Tem como sim! E um dos mais recomendados para isso é o HSQLDB. Ele é feito 100% em Java o que facilita a instalação. Também é super leve. Vale muito à pena conferir.
A
andersonraPJ
Já ouvi falar mto bem desse HSQLDB, e q eh bem leve mesmo.
M
matheusPJ
eu só ouço falar dele tb… implementa a integridade nos dados e tal e coisa e coisa e tal? é relacional? é OO?
A
andersonraPJ
parece q eh Relacional, mas naum sei se implementa integridade e coisa e tal…
V
vinciPJ
HSQLDB é um sistema de gerenciamento de banco de dados com as seguintes características:
Pode ser usado em memória ou em disco
Grande eficiência quando usado em memória
Fácil de instalar, configurar e embutir
Software livre
Contudo…
É apenas relacional
Não possuir recursos avançados (como Postgres, Oracle, etc.)
Ou seja, deve ser usado principalmente em aplicações onde se deseja embutir um BD. Essas aplicações são tipicamente de pequeno porte.
L
lcsoftwarePJ
Vou te falar com que é show de bola mesmo, é da ibm, e acho que coloca os outros free no chinelo, é o Cloudscape
M
mactirePJ
Vinci,
Você tem algum tutorial ou apostila em portugues? Ou sabe onde encontro?
Você já embutiu o HSQLDB em alguma aplicação sua?
Não cheguei a imbutir em uma aplicação mas usando HSQLDB não existe mistério. Usei o bixinho para um projeto de pesquisa científica e fiquei satisfeito.