Banco de Dados embutido

10 respostas
M

Galera!!

Não se é o correto falar assim, mas tem como colocar um banco de dados embutido? Tipo, pra distribuir junto a uma aplicação em um cd, por exemplo.

Assim, faço a aplicação, configuro o bd, compacto tudo e o usuario tem so o trabalho de descompactar e usar, sem fazer mais configurações…,
sem nem precisar saber que tem um sgbd rodando.

Ficou claro? 8O

Vejam que não quero só colocar codigo sql, quero colocar todo o bd e o sgbd junto.

Valeu !!!

10 Respostas

V

Olá,

Tem como sim! E um dos mais recomendados para isso é o HSQLDB. Ele é feito 100% em Java o que facilita a instalação. Também é super leve. Vale muito à pena conferir. :wink:

A

Já ouvi falar mto bem desse HSQLDB, e q eh bem leve mesmo.

M

eu só ouço falar dele tb… implementa a integridade nos dados e tal e coisa e coisa e tal? é relacional? é OO?

A

parece q eh Relacional, mas naum sei se implementa integridade e coisa e tal…

V

HSQLDB é um sistema de gerenciamento de banco de dados com as seguintes características:

• Pode ser usado em memória ou em disco
  • Grande eficiência quando usado em memória
  • Fácil de instalar, configurar e embutir
  • Software livre

Contudo…

• É apenas relacional
  • Não possuir recursos avançados (como Postgres, Oracle, etc.)

Ou seja, deve ser usado principalmente em aplicações onde se deseja embutir um BD. Essas aplicações são tipicamente de pequeno porte.

L

Vou te falar com que é show de bola mesmo, é da ibm, e acho que coloca os outros free no chinelo, é o Cloudscape

M

Vinci,

Você tem algum tutorial ou apostila em portugues? Ou sabe onde encontro?
Você já embutiu o HSQLDB em alguma aplicação sua?

---- Serve para os outros colegas também -----

Falow!!! E obrigado!

V

Olá, a 7a edição da Java Magazine trás um tutorial em português sobre o HSQLDB.

Não cheguei a imbutir em uma aplicação mas usando HSQLDB não existe mistério. Usei o bixinho para um projeto de pesquisa científica e fiquei satisfeito.

Outra dica:wink:

M

Cara, valeu! Vou pedir um exemplar da JavaMagazine !

Falow !!!

D

é exatamente isso q preciso… embutir o banco de dados junto com a aplicação… distribuir por CD e ta tudo pronto!

mas… eu nao sabia q o HSQLDB servia pra isso tb… :oops: :oops:
foi bom saber disso! :lol:

mas nao faço a minima ideia de como embutir ele no sistema… tipo, eu pensava q ele rodava como mysql, tem q startar, stopar, essas coisas…

alguem sabe o caminho de como embuir? nao com códigos mas tipo instruções?

imagino q primeiro deve-se adicionar o jar do hsqldb no projeto… mas aí na configuração ja nao sei…

outra coisa… queria mto usa-lo com Pool… com ele embutido da pra fazer pooling?

abraços e descupla a enxurrada de perguntas! hehehe

Criado 6 de dezembro de 2004
Ultima resposta 11 de fev. de 2005
Respostas 10
Participantes 6