Banco de dados Excel

Bom dia,
Gostaria de saber se tem como usar Excel como banco de dados.
Pois na empresa onde trabalho é bloqueado para instalar programas então não consigo instalar o MySQL.
Por esse motivo minha pergunta.

E caso tenha essa possibilidade, podriame passar algum material para eu ter como referência.

cara existem opções melhores.

• vc pode usar Access ( que vai ler um arquivo .mdb local ) perfeito para windows
  • vc pode usar sqlite ( que vai ler um arquivo .sqlite local )

Opa amigo obrigado pela dica, mas aqui na empresa é bloqueado o Access só tem o Excel.

vamos la

vc quer uma escrever uma aplicação que acesse um banco de dados local, certo?

vc precisa acessar esse banco de dados fora da aplicação?

se não precisa, vc pode usar sqlite ou access sem problemas. vc vai precisar de um jar no seu classpath que abra o arquivo .mdb ou .sqlite e te dê a abstração de banco de dados relacional.

talvez o acesso ao access seja dificuldado pela falta de algum driver nativo, porém eu duvido, uma vez que o proprio excel pode conectar numa base access

Entenda: vc quer usar o excel como banco de dados.

aqui vc tem uma forma de acessar um arquivo excel via java:

porem usar isso como bando de dados eu não aconselho pois existem opções mais adequadas. mas a decisão é sua

Então aqui no trabalho só tenho o Excel mesmo.
É sei que não é recomendado, mas é apenas para praticar.

Se quer praticar Java com banco de dados relacional, nessas condições use sqlite como @peczenyj já indicou, é só uma lib que vai manter um arquivo independente de instalações. Com Excel você não vai praticar banco de dados relacional.

Se precisa manter de fato planilhas em Excel do cliente, usa VBA que fica tudo integrado.