Banco de Dados - FireBird

9 respostas
G

Olá pessoal.
Estou com uma dúvida, queria saber como acessar um Banco de Dados em FireBird, se preciso usar alguma classe específica?
Agradeço a quem puder me ajudar. :smiley:

9 Respostas

Rafael_Steil

Voce precisa do driver do Firebird. As vezes tem no site do produto mesmo, mas se nao achar, a Sun disponibiliza uma pagina com varios drivers para uma infindade de banco de dados:

http://industry.java.sun.com/products/jdbc/drivers

[]'s
Rafael Steil

G

Ok, peguei o Driver no site da Java.
Mas ele vem com vários arquivos, alguém sabe como devo colocar dentro do programa para acessar o banco.

Desculpem essas perguntas tão simples, mas sou iniciante em Java. :?

Rafael_Steil

Bom, eu nao testei o do firebird, mas eles geralmente vem em um .zip ou .jar … vc NAO deve descompactar para usar, deve apenas incluir ele no classpath. Porem, pode acontecer do arquivo ser como o do mysql, onde dentro do .zip tem um .jar, o qual eh de fato o aruivo do driver. Procure entao nos dirs se tem algum arquivo README, ou algum diretorio Docs, pra ver se tem algum exemplo de conexao.

Rafael

G

Ok.
Obrigado pela ajuda Rafael.
:smiley:

urubatan

tem um driver desenvolvido pelo proprio pessoal do Firebird,
pode pegar ele em
http://firebird.sourceforge.net

G

Olá pessoal.

Peguei o driver e instalei…
Mas ocorre o seguinte erro no programa: java.lang.ClassNotFoundException: org.firebirdsql.jdbc.FBDriver

Se alguém souber qual é o problema eu agradeço.
:roll:

Rafael_Steil

Como voce instalou?

Rafael

G

Ele veio Zipado.
Descompactei ele dentro da pasta JDK1.2.1.
E essa mesma pasta está no Path do Windows.

Agora no Linux foi meu colega que instalou.

Qual seria o procedimento correto?

urubatan

tem que colocar todos os JAR que vieram no zip no CLASSPATH, ou entao se voce estiver d4senvolvendo um servlet ou algo do genero, colocar no local adequado (WEB-INFlib no caso de servlets/JSP, $INSTPATHlib no caso do jboss)
ou entao adicionar um por um dos jars no classpath.

Criado 16 de outubro de 2002
Ultima resposta 17 de out. de 2002
Respostas 9
Participantes 3