Banco de Dados Free?

19 respostas
D

Talvez isto já tenha sido discutido no Portal Java, mas quero saber qual o sistema de banco de dados free que vocês preferem?

Votem e deixe a opinião de vocês.

19 Respostas

C

Gosto do MYSQL!!! :razz:

O

:razz: :grin: :wink: FirebirdSQL é o menhor.

H

eu curto o mysql embora esteja estudando sqlite :slight_smile:

R

Eu sou postgree … estamos utilizando em um sistema interno da minha empresa e naum tenho do que reclamar dele.

Abraços

C

Tchê já usei os três e todos são excelentes!!! mas hj em dia uso mais o Postgres… abraço! :wink:

M

nao entendo nada de banco, no meu penultimo trabalho, usava-mos Postgres… por ser a melhor solução free segundo o DBA lá… agora onde trabalho é só Oracle e SyBase… :lol:

D

MySQL pelas ferramentas que são disponiveis para ele, tem ótimas ferramentas para desenvolvimento nele…

Sem falar que é um banco de dados super ágil para aplicações e acha-se servidor em qualquer lugar a custo em conta.

R

Sem sombra de duvida: MySql

D

MySQL, com certeza!!! Segue a filosofia do rapido e rasteiro! Hauhauh, dai vem um e fala q o MySQL naum tem controle de integridade, triggers e o escambau a quatro. Dai eu falo: Padrao J2EE! Vc deve separar a persistencia da logica do seu negocio, ou seja, nada de stored procedures, trigger e por ai vai!

Eh isso Ae!!! Uh Uh é MySQL Terêrê!!! :rock: :rock: :rock:

M

“darkseid”:
MySQL, com certeza!!! Segue a filosofia do rapido e rasteiro! Hauhauh, dai vem um e fala q o MySQL naum tem controle de integridade, triggers e o escambau a quatro. Dai eu falo: Padrao J2EE! Vc deve separar a persistencia da logica do seu negocio, ou seja, nada de stored procedures, trigger e por ai vai!

vo fala isso pros DBA aqui da empresa :wink:

M

Postgree

D

“darkseid”:

Discordo um pouco Darkseid desta teoria que banco só tem que fazer as rotinas basicas SQL!
Só uma pergunta pra você então, eu tenho que fazer uma rotina agenda, colher dados, e gerar informações em uma tabela especifica no banco de dados. Isso tem que ser feito em um horário agendado, (para que não afete a produção, (tipo 2hs 3hs da manhã) como você resolveria isso no MySQL?
Levando em conta que o Servidor de banco de Dados é serapado, e não irá ter ninguém 2hs da manhã para startar isso via aplicação?
Pergunto isso por curiosidade.

D

Opa, tudo bom?

As funcionalidades citadas são características muito bem vindas em um banco de dados… em especial o controle de integridade. Não é porque estou usando padrão J2EE que consigo garantir que os dados que estão chegando no banco estão integros. Veja bem, que do momento em que as informações são geradas, até o momento de serem armazenadas, elas tem um caminho a percorrer… e por motivos diversos, essas informações podem ser modificadas. Então, quem senão o banco de dados para garantir que os dados estão coerentes, integros? No desenvolvimento, essa funcionalidade ajuda muito na detecção de erros na implementação…

Triggers não servem para implementar lógica de negócio, pelo menos para mim. Trigger são para melhorar o controle de integridade, implementando verificações que não podem ser definidas por constraints.

Na literatura, veremos que a garantir a integridade dos dados é uma das definições de um banco de dados… sem isso não passa de um repositório de dados.

Porém últimas versões do MySQL já implementam um controle de integridade… é um banco bom para desenvolvimento, mas eu não arriscaria ainda num ambiente de produção.

A

Seguinte, gosto muito do Firebird para aplicações pequenas / médias, e me disseram q qdo a barra pesa, o Postgree aguenta o tranco…
Agora, pra aplicações web, naum tem pro mysql, ele show nesta área…

Aproveitando a discussão, eu ja li em mtos lugares q o mysql naum eh free para aplicações q tbm naum sejam free, ou seja, se vc utiliza-lo em uma aplicação comercial vc deve pagar licença…
alguém jah ouviu isto?

[]'s

S

Concordo totalmente. O modelo relacional já existe a 50 anos, resistiu a tudo que que é conceito “inovador” (e existe uma área do conhecimento que seja mais inovadora do que a de TI?) e até hoje - e aposto em mais 50 anos - ninguém sério cogita em abrir mão.

… últimas versões do MySQL já implementam um controle de integridade… é um banco bom para desenvolvimento, mas eu não arriscaria ainda num ambiente de produção.

Mas, na questão de riscos, entre um sgbd (mesmo que de quinta categoria ) e um “desenvolvedor” onde estará realmente o risco? Abria mão deo quê? :wink:

spier

D

“diogoacl”:

Discordo um pouco Darkseid desta teoria que banco só tem que fazer as rotinas basicas SQL!
Só uma pergunta pra você então, eu tenho que fazer uma rotina agenda, colher dados, e gerar informações em uma tabela especifica no banco de dados. Isso tem que ser feito em um horário agendado, (para que não afete a produção, (tipo 2hs 3hs da manhã) como você resolveria isso no MySQL?
Levando em conta que o Servidor de banco de Dados é serapado, e não irá ter ninguém 2hs da manhã para startar isso via aplicação?
Pergunto isso por curiosidade.

Hehehe ae Diogo, me pegou nessa heim! Rs… Até pouco tempo atrás eu naum sabia como implementar esse tipo de solução/estratégia, mas ouvi dizer, numa palestra de Java que assisti, que da pra vc fazer isso utilizando algum tipo de EJB, mas naum me lembro qual. Mas mesmo assim, mandou bem velho… realmente sem EJB, acho q naum daria pra fazer isso com MySQL…

Ah, outra coisa qndo eu disse utilizando o padrao J2EE para aplicacao, naum tava falando de aplicacoes WEB com Servlets e JSP, tava falando do estado da arte J2EE envolvendo EJB e vários Patterns. Pois assim, vc utiliza um SGBD, apenas para armazenar informações, toda a garantia de integridade, controle de transacoes sao feitas pela aplicação.

:maestro:

D

hehehhehe

Esse é o velho problema para quem usa MySQL, pois para grandes aplicações sempre há alguma rotina para executar uma tarefa que gere informações no banco de dados.

E sobre banco de dados apenas para armazenar dados tudo bem, mas tem um problema que não se leva em conta. Qual que você acha que é mais facil ( ou mais usual ) mudar o banco ou mudar a aplicação? Até hoje vi muito poucas pessoas mudarem banco de dados, um exemplo disso é java, os vários sistemas java que hoje estão sendo desenvolvidos estão sendo desenvolvidos para banco de dados já prontos, mudando apenas a aplicação.

Os dados, informações são a parte mais preciosa de uma empresa, pois normalmente demorou-se anos para chegar até ali, logo mudar de banco de dados apenas em ultima hipotese.

R

Meu voto vai para o grande bd usado até mesmo pela NASA… INTERBASE… agora convertido para o FIREBIRD com boas melhorias é bala é é muito bom… :cool:

D

Decepção!!! Eh, mesmo sendo um defensor de bancos de dados free, me decepcionei… nao por performance, facilidade, robustez… eh q queria algumas funcionalidades distribuidas, mas nao encontrei em nenhum bd free…

Criado 29 de outubro de 2004
Ultima resposta 14 de dez. de 2004
Respostas 19
Participantes 15