Banco de dados, GUI, relatórios e gráficos em aplicativo Java

5 respostas
andferraz

Olá, amigos.

Estou em vias de iniciar um projeto pessoal em Java.

Como sou iniciante na linguagem e nas ferramentas, postarei algumas dúvidas por aqui. Só lembrando que tenho experiência em programação na plataforma Microsoft (Visual Basic 6, SQL Server, ASP clássico e alguma coisa de ASP.NET), além de já ter fuçado PHP e MySQL.

Na faculdade cheguei a estudar Java, mas meus conhecimentos são básicos. Mesmo assim, acho que será um grande desafio que agregará valor ao meu currículo.

Tenho definido o uso do Eclipse, apesar de que se houver argumento forte o suficiente posso optar por outra IDE, como o NetBeans, por exemplo.

Este aplicativo será de um prontuário médico. O aplicativo será desktop rodando inicialmente uma base de dados local, mas sem descartar a possibilidade de rodá-lo com uma base em servidor de rede.

Definidas estas premissas, preciso definir:

1 - um SGBD que possa ser intalado local ou remotamente, e se possível ser portado junto com o programa em um pen drive;

2 - as vantagens e desvantagens de se usar o Hibernate para a persistência de dados;

3 - um plugin ou aplicativo para desenhar a GUI com agilidade;

4 - e um componente ou framework para elaboração de relatórios e gráficos também com agilidade.

Agradeço já a todos!

5 Respostas

Adaylon

1- MySQL ou SQLServer eu indico pq são as que menos tive problemas e são relativamente robustas e futuramente vc não precisará migrar para outro banco.