estou desenvolvendo uma aplicação que trabalha com em mysql,ai surgiu uma dúvida,
Qual é o comando sql que altera o nome do banco ?desde já agradeço
Banco de Dados mysql
8 Respostas
Comando SQL pra alterar o nome do banco?
Cara, acho que não dá pra fazer isso não. O jeito seria você derrubar o banco, alterar o nome e subir de novo.
O que eu faria é destruir o banco, criar um novo e rodar um script pra criar todas as tabelas novamente.
Nunca fiz isso, mas se está na doc oficial então funciona.
Nunca fiz isso, mas se está na doc oficial então funciona.
Acredito que esta sintaxe não funcione para todas as versões do MySQL.
Corrijam-me se eu estiver equivacado, mas:
- Vc poderia instalar um software que lhe propicie uma interface para realizar isto, tal como o PHP My Admin;
- Vc poderia criar um novo schema, importar as tabelas e depois excluir o antigo schema.
Corrijam-me se eu estiver equivacado, mas:
- Vc poderia instalar um software que lhe propicie uma interface para realizar isto, tal como o PHP My Admin;
- Vc poderia criar um novo schema, importar as tabelas e depois excluir o antigo schema.
isso, usa o mysqldump para importar as tabelas, não esqueçã de adicionar --routines para importar procedures também.
cria um novo db, e importa o arquivo .sql gerado pelo sqldump.
nosso amigo andredecotia está certo!
Oi,
Movido para o lugar correto.
Tchauzin!
Na aplicação que estou produzindo o ususário cria o banco as suas tabela excluir bancos numa interface java ,eu faço isso atraves de comando com uma conexsao de banco de dados com o mysql mas não estou conseguindo achar um comando altere o nome do banco via conexão,um comano,as ideias dados no forum nao funcionaram,estou achando que pode ser a versão do mysql 5.1 que testo o comando por exemplo :
RENAME DATABASE nomebanco TO novonome;
DÁ ERRADO O QUE FAÇO ? :thumbdown: 
Primeiro, não é usual modificar o nome do banco de dados.
Segundo, por que não faz diretamente no prompt do MySQL e testa, para ver se funciona?
Terceiro, se não vai de um jeito, faça de outro.
Se eu precisasse permitir esse tipo de coisa, faria o seguinte:
1 - Ao receber a instrução para alterar nome, capturaria o novo nome;
2 - Faria um backup (dump mesmo) de todas as tabelas, views, procedures, triggers e afins do banco com o nome velho
3 - Criaria o novo banco, com o nome informado pelo usuário
4 - Tentaria inserir o backup do “antigo” no "novo"
5 - Dando certo, deletaria o banco antigo. Dando errado, faria rollback de tudo
Manja?