Banco de dados no Struts

Olá pessoal!

Estou com uma dúvida…

Estou com um programinha rodando com struts, td certo, mas sem banco…

Eu quero agora almentar um pouco o nivel de dificuldade e fazer um pequeno cadastro com inserção alteração exclusão e consulta…

Alguem poderia me falar oq seria uma boa prática?

Eu pensei no pr[oprio action validar e depois chamar um funcionárioPers.inserir() por exemplo, onde estaria todo o código para inserir em um banco…

Alguem pode me dizer se está correto fazer isso dentro do struts, ou se ele estimula algum pattern diferente para conexão?

Muito grato!

Roni Lenhardt.

O Struts é um framework MVC que trabalha na camada de Controle, assim sendo, o Struts não sugere nada para a camada de Modelo.
Você pode utilizar o padrão DAO, Hibernete ou qualquer outra coisa. O que tem que ter em mente é que você não deve fazer é colocar persistência dentro do Action, de nenhuma maneira, entào em vez de Pers.inserir() crie uma classe VO com todos os dados que você quer inserir e use Pers.inserir(dadosVO).
Espero que tenha ajudado.

Opa!
Com certeza ajudou sim! Grato!

Então, sobre o VO e o form, ainda tenho uma dúvida…

No exemplo de struts que eu peguei como base, o actionForm serve para verificar se, por exemplo, a senha possui mais de 3 caracteres. Mas alem disso ele encapsula todos os dados que o VO encapsula tbm…

está errado se eu usar o form como VO? Pra que serve o form na verdade?

Obriogado!
Roni Lenhardt.

VO (value object ) é um JavaBeans, tem todas as variáveis como private e usa os métodos get e set como acessadores. Exemplo:[code]private String nome;

public String getNome() {
return nome;
}

public void setNome(String nome) {
this.nome = nome;
}[/code]
Como dá para notar de cara o VO é quase que igual ao ActionForm, tendo esse também a capacidade de fazer validações. Um detalhe importante é os Forms do Struts e os VOs sào utilizados para transporte de dados entre uma classe e outra. Pesquise um pouco o assunto, olhe DAO, VO e um pouco de Struts.

Se usasse um DynaValidatorForm a classe que extende ActionForm poderia ser eliminada?