Estou participando da construção de uma proposta de software ( provavelmente utilizará java/c++ ) aqui na empresa e sugeriram utilizar um banco de dados OO.
Como estou por fora da realidade que se encontra a tecnologia atualmente, gostaria da opinião de vocês.
Bacana ouvir isso, tenho espectativas de algum dia trabalhar com um ODBMS também. Apesar de não ter nenhuma experiencia com um banco destes vou listar algumas desvantagens que eu imagino que possa ter ao utilizar um banco destes comparados aos relacionais utilizados hoje, ao menos vai dar uma esquentada o papo:
Falta de conhecimento no mercado, se der algum problema vc será refém do produtor do banco de dados.
Falta de padronização dos acessos a estrutura de dados dificultando a utilização de conhecimentos adquiridos em outros bancos, no mundo relacional tem o SQL padrão ANSI.
As alterações no modelo podem chegar a niveis extremos mesmo depois de criado; em um banco destes o impacto talvez seja grande.
As implementações baseadas nas teorias da orientação a objetos melhoraram muito mas ainda geram polemica passando uma falta de consenso, no mundo relacional a idéia já possui um consenso bem maior.
Falta de ferramentas mais sofisticadas para manipular e rastrear informações.
Como eu sou a favor do uso deste tipo de banco estou com uma certa dificuldade em falar dos pontos negativos, talvez quando passar pela experiencia possa dizer mais.
flws
fantomas
Não ter que utilizar SQL e nem Mapeamentos / Annotations; imaginem a limpeza do código nestas condições rsrsrsr.
flws
L
lap_junior
E quanto a evolução do modelo? Se uma classe é alterada com novos atributos e/ou atributos removidos.