Banco de Dados Orientados a Objetos, vc usa? por que não?

olá pessoal

estou dando uma analizada…

quem daqui usa Bancos OO? pq vc usa? performace (acho q não)? por causa da orientação a objetos? é mais fácil de trabalhar?

e quem não usa, não usa pq? por causa de falta de recursos como trigger, SP, segurança, multi-usuários, performace, cluster, rede, etc?

o que vcs acham que um banco OO devia ter, mesmo que vcs não vejam como isso poderia ser feito?

e o mais importante: que futuro vcs veêm para os bancos OO? (jeve, enfia o dedo na tomada ae pra me ajudar :lol:)

valeu ae…

Já usei o Caché da InterSystems que é pós- relacional, no meu projeto de TCC, e sua comparação com alguns SGBDs relacionais. A meu ver alêm do ROI, facilidade, performance e da estabilidade do produto em aplicações críticas acho que vale a pena o investimento, principalmente se for para a área de Telemedicina que foi o foco do meu projeto. Mais, empresas que manuseiam imagens como seguradoras, Tvs, EAD, centros de pesquisa, médicos e etc. Iriam tirar maior proveito dessa situação voltando-se para SGBDOO.
Agora quanto aos recursos de SP, trigger, encapsulamento etc…etc…, os BDOO tem tudo isso e muito mais, e ai acabamos caindo na velha discussão “ACADÊMICA”, de discutir vários manifestos, IEEE, conceitos de SGBD…relacional…pós-relacional…objeto-relacional…banco de dados antolôgicos…persistência, prevalência, herança, dependência… e por ai vai.
Bem quanto ao futuro dos dos banco de dados OO, eles estão ai até de graça (= para estudo ), vamos usar e abusar pois eles já fazem parte do nosso dia a dia.

PS. A revista SQL magazine tem vários assuntos relacionados com o tema, é uma leitura ótima… http://www.sqlmagazine.com.br

abraços…

:lol: