Banco de Dados (ou não)

9 respostas
dyulax

Povo, sou iniciante em Java. Desenvolvi uma pequena aplicação e preciso consultar dados.

Imaginem como se eu tivesse uma DB e uma tabela usuario, onde o meu código Java daria um “SELECT descricao FROM usuario WHERE id = ‘x’”. Essa “descricao” eu vou mostrar numa TextArea.

O problema é que eu não quero usar um banco de dados propriamente dito. Queri algo ao estilo que o Delphi pode fazer: um arquivo com essas informações salvo no mesmo diretório da aplicação. Não vou precisar incluir informações no “banco”, apenas ler.

Como faço isso?

:frowning:

9 Respostas

Renato_Ceadareanu

Cara… nao compara Java com Delphi!!! por favor!

O que voce pode fazer é efetuar a leitura da base de dados e colocar em arquivo fisico, e ficar trabalhando com IO no sistema. Mas avalie sua necessidade e o custo de uma manutenção de IO toda atualização de base

dyulax

Ops, foi mal pela comparação… rsrs

O que eu quis dizer é ler informações de um arquivo como se fosse uma tabela. Imaginei que houvesse uma forma mais fácil.

Um detalhe é que essa “tabela” só será alimentada uma vez, depois disso só farei leitura nela.

:roll:

E aí, o que me dizem?

Renato_Ceadareanu

Blza!

Como está estruturado os seus dados no arquivo? Se é somente uma “Leitura de Base” e nao “Propriedades do sistema” não é viavel. Hoje temos grandes formas de acesso a banco que na minha opiniao é melhor que acesso a disco.

dyulax

Aí é que está… não está estruturado.

A tabela teria três campos:

1. número (short)
  2. palavras hebraico (String)
  3. palavras em português (String)

:frowning:

Como faço isso?

yorgan

Concordo com o renatoceadareanu. Da uma boa olhada se não vale mais utilizar um banco de dados.
Contudo, se acahr que é melhor utilizar um arquivo e forem poucos dados armazenados, você pode utilzar um XML para armazenar os dados e ler ele na aplicação.
Da uma olhada no artigo sobre o Xstream que tem aqui no forum, acho que pode vir a ser uma solução para o seu problema. Já utilizei ele e para mim foi uma excelente solução.

[]´s

Daniel

dyulax

Tipo, a tabela é fixa. Nada vai ser acrescentado, excluído e editado. Vou gerar essas informações uma só vez, e depois só precisarei consultá-las.

No entanto essa aplicação é pra rodar em qualquer computador, ou seja, não vou usar DB’s MySQl, Oracle, PostGree, etc.

=/

Por isso queria armazenar essas info. em arquivo, como o Delphi faz naqueles programinhas do tipo “cadastro de clientes da locadora”… rsrs

Renato_Ceadareanu

Ah sim. Por acaso isso seria internacionalização? Se for você pode usar o Properties.

http://java.sun.com/j2se/1.4.2/docs/api/java/util/Properties.html

dyulax

Obrigado gente!

Só espero que não dê pau com os caracteres hebraicos! hehehe

dyulax

Novo problema: como leio somente um determinado nó?

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <liberD> <linha id="1"> <palavra>Aleph</palavra> <descricao>Primeira letra do alfabeto</descricao> </linha> <linha id="3"> <palavra>Gimel</palavra> <descricao>Terceira letra do alfabeto</descricao> </linha> </liberD>

Digamos que eu queira ler apenas o nó da tag linha com id 3…

Criado 3 de abril de 2008
Ultima resposta 3 de abr. de 2008
Respostas 9
Participantes 3