Banco de dados, qual usar?

Oi pessoal;

Boa tarde, estou com uma dúvida. Estou querendo usar o firebird ou mysql. Mas qual seria melhor? Que dinamica teria e performance com java ele teria? Se alguém souber agradeço.

Grato
Paulo

Eu uso o mysql e nunca tive problemas. mas nunca usei o firebird pra poder comparar.

E o que vc acha do mysql??? Ele é muito produtivo??? Em relação aos aplicativos Java!!!

“Produtivo em relação a Java” é uma pergunta que você não deve fazer ao banco. Deve fazer à ferramenta que você usa com o banco (ou seja, se você usa alguma coisa que lhe facilitar efetuar queries, criar tabelas etc.)

  • O mysql é confiável sim… e rápido também…

  • O postgre é um pouco mais robusto que o mysql e mais estável também.

  • Mas se vc vai desenvolver algo um pouco mais parrudo, e que precise de um SGBD mais confiável (não que os outros não sejam), recomendo o Oracle XE.

Em suma, todos são bons, seus usos podem variar muito da sua necessidade (ou não, caso você goste MESMO de algum deles).

Obs.: O Firebird eu nunca trabalhei, então não posso falar dele.

eu gosto muito do MySql, é bem rápido, como já foi dito aqui. É verdade que o postgres é mais robusto, porém o MySql é mais rápido (segundo uma matéria que li, nunca testei)

estou querendo migrar pro HSQLDB apenas para poder ter um banco portátil que eu possa distribuir junto com a aplicação (pra não ter que instalar o servidor MySQL na máquina do cliente) alguem ja experimentou??

É o banco mais rápido de configurar e com menos chateação. em compensação é o que possui mais limitações em termos de Stored procedures, triggers, que não são todos os que usam, e até mesmo views (dependendo da versão). Como dica, dê preferência a colocar todo o nome de tabelas em letras minúsculas.

Sem um cara bom de fine tunning do postgresql, esquece, a não ser que você tenha uma aplicação com poucos registros. Fazer um link de duas tabelas grandes que não fazem um vacuum diário é impossível. Timeout certo… Tem também problemas com maiúsculas e minúsculas. Além disso tem a quantidade de acessos simultâneos que tem que ser configurado. Em suma é um Oracle livre (guardadas as devidas proporções).

Tal qual o PostgreSQL, muito trabalho de gerenciamento pra quem cogitou usar um Firebird…

Concordo, mas além da necessidade acrescentaria a importância do gerenciamento no seu processo de decisão.

Firebird pra mim só em aplicações stand-alone, e mesmo assim talvez optasse por um bd embarcado Java como o HSQLDB.