Banco de dados, seguir aplicação na instalação!

Pessoal, estou com sérios problemas e dúvidas em relação a distribuir minhas aplicações JAVA.

Existe algum forma, que ao instalar meu programa, o banco se auto-instale também, já criando as tabelas, etc. ? Me falaram do FirebirdSQL, mas preciso de recomendações práticas.

A configuração é feita no instalador ?

Abraços!

ola!

normalmente quando eu distribuo minhas aplicações java + mysql eu copio a pasta de dados do mysql e instalo junto com o jar do meu projeto… dai o server fica configurado do jeito que eu tinha deixado no meu pc

abraços

Mas poxa, ai eu ja teria que instalar o MYSQL todo na maquina do cara!!

nao tem outra solucao ???

Bom dia MrDataFlex,
Acho que vai depender muito do SGBD que vc for utilizar, como o Link_pg disse com o MySQL fica uma baba, é só copiar os arquivos e blz.
Com o firebird já usei a versão embedded e também é só levar os arquivos e boa, mas quando vc utiliza a versão normal, é necessário fazer a instalação do Firebird e ainda criar usuários, alias, etc.
Vc pode também executar uma verificação, durante a inicialização do aplicativo, da existencia das tabelas, e caso necessário, cria-las automaticamente (de dentro da própria aplicação).

dê uma olhadinha em http://www.destructor.de/firebird/1.5/embedded.htm

abs

Link_Pg:

Você sabe me dizer onde (em que pasta) ficam gravados os arquivos de dados do MySql ?

Obrigado,

Edmilson

Normalmente nunca é bom simplesmente “copiar os arquivos”. Nem sempre funciona.

Muitos bancos de dados amarram algumas configurações à máquina em que são instalados, ou ao diretório (argh) (sem contar as N entradas no registry que eles criam, no caso de bancos de dados que rodam sob Windows) , e em vez disso é melhor usar o instalador do tal banco que você vai usar para criar uma instalação “limpa”, e usar alguns scripts SQL para criar as tabelas (ou seja, dá trabalho). Viu como dá mais trabalho usar o MySQL ou Firebird que o bom HSQLDB ou o Derby?

ola!

bom, quanto à copiar arquivos do mysql eu sei que é uma pog (programação orientada a gambiarra) desgraçada e que esses arquivos podem ter configurações da máquina que foram criados, mas até agora esse foi o jeito mais eficiente que encontrei de distribuir minhas aplicações java + mysql… quando tiver um tempinho vou dar uma googleada nisso pois é uma coisa muito importante…

já sobre a pasta do mysql que tem os arquivos é essa aqui (no windows): C:\Arquivos de programas\MySQL\MySQL Server 5.0\data
mas você vai ter que rodar o server que esta na pasta bin… então eu copio a pasta mysql server inteira…

abraços