Banco de Dados sem SGBD

Vou fazer um sistema pequeno com Swing e JDBC, só que queria usar um Banco de Dados legal mas sem um sistema gerenciador de banco de dados!
Como um Access, mas sem ser proprietário!

Aceito sugestões, valeu

Ae … porque você não usa o Prevayler ao invés de um banco?

Se sua aplicação é simples ao ponto de não precisar de um SGDB (na verdade mesmo que precisasse o Prevayler poderia ser aplicado conforme o caso) você vai se sentir muuuuito mais confortável e eficaz usando só objetos mesmo, sem nada de JDBC.

Veja os tópicos:

http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=9494

http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=7212

Eu acho o prevayler bem legal, porém vou precisar fazer relatórios e vou ter que reaprender a usar, é muito dificil de utiliza-lo? pois o sistema vai ser multi-usuário, não sei nem como funciona, se é só um arquivo, ou existe um gerenciador dos objetos

Veja os links e dê uma olhada no tutorial que tem na DeveloperWorks …

Você só constroe os objetos e ele cuida da prevalencia (se eh que eh assim que se fala)

Ele não gerencia multi-usuários, você teria que escrever o controle para propagação e atualização do dados, mas se for mesmo simples isso não é tão difícil.

Sobre os relatorios … se usar o JasperReports (que é o único que eu conheço e posso falar) você pode escrever um JRDataSource que utilize seus objetos e então poderá criar os relatório normalmente, no geral é bem simples de fazer (ele já tem Datasource para beans e algumas opções além de JDBC)

Ah … pelo que sei se for multi-usuário o Access também não te atende … ele não se dá bem em ambiente distribuído.

Se for uma aplicação Web então fica ainda mais fácil o controle da concorrência sobre os dados.

Eu postei no java Básico pois não sou expert, conheço swing e JDBC e não muito alem disso!

eu dei o access como exemplo pois é o que mais se aproxima do que eu penso, na verdade queria algo em arquivo que eu possa usar o JDBC! pra não complicar muito!

A documentação do Prevayler ta toda em ingles, mas mesmo assim vou dar uma olhada!

[quote=“O Grande Bé”]Vou fazer um sistema pequeno com Swing e JDBC, só que queria usar um Banco de Dados legal mas sem um sistema gerenciador de banco de dados!
Como um Access, mas sem ser proprietário!

Aceito sugestões, valeu[/quote]

Pode utilizar também o HSQLDB, é um banco de dados completo escrito totalmente em java, o seu JAR ocupar 256kb e pode trabalhar com tabelas em memória, Stand Alone e como Client/Server.

Maiores detalhes veja aqui:
http://hsqldb.sourceforge.net/

T+

:slight_smile:

[quote=“O Grande Bé”]Eu postei no java Básico pois não sou expert, conheço swing e JDBC e não muito alem disso!

eu dei o access como exemplo pois é o que mais se aproxima do que eu penso, na verdade queria algo em arquivo que eu possa usar o JDBC! pra não complicar muito!

A documentação do Prevayler ta toda em ingles, mas mesmo assim vou dar uma olhada![/quote]

Então o HSQLDB cai como uma luva pra você, avalie o mesmo.

T+

valeu, vou dar uma bisoiada!

Iiii povo, menos um pro Prevayler … não vai ser facil quebrar essa história de “preciso de um BD” :o

Iiii povo, menos um pro Prevayler … não vai ser facil quebrar essa história de “preciso de um BD” :o[/quote]

Também gosto da idéia do Prevayler, mas estou levando em consideração o conhecimento dele.

Se ele quer fazer o acesso a dados via JDBC devido a ja dominar a API, não vejo saida melhor.

Valeu!

:roll:

pode deixar, não vou abandonar o prevayler, mas é que preciso fazer isso “rápido” então vou usar algo mais facil!

eu conheço o prevayler fazem uns 2 anos já e me interesso muito, não vou abandona-lo, podem deixar!