Banco de Dados - Teste do modelo x Regra do Negocio

Olá a todos.

Galera, eu montei meu banco de dados, ele é relacional e pelo que pude observar não há problemas de duplicação de registros etc etc.

Porém, existe alguma técnica para que eu faça o teste dele para saber se está de acordo com as regras do negócio para o qual a solução está sendo proposta?

Eu sou formado em Ciências Contábeis e estou montando um sistema para me ajudar no aprendizado do java e também para o meu TCC onde irei usá-lo.

Porém gostaria de saber se tem algum teste de mesa ou ferramenta que pode ser utilizado para testa-lo sem ter que realmente escrever o programa e lá na frente ver que está errado e perder tempo.

Tem como? Por favor me ajudem, pra mim aparentemente está certo, mas não estou 100% seguro pois sou marinheiro de primeira viajem e este é meu primeiro programa a ser feito.

Valeus.

cara… nunca li teoria sobre testes conceituais em bancos…

vc tem q pensar algo como

“a base de dados responde todas as perguntas que eu quero?”

por exemplo, eu quero saber todos os clientes do rio que compraram um notebook no ultimo mes…

veja se seu modelo te responde essa pergunta… pra isso ele deve ter algumas informações e tal…

Faz sentido oq vc falou, realmente e me ajudou muito, mudei bastante coisa aqui.

Valeu.