Banco de Dados

9 respostas
Figuera

Olá, sou ainda novo em java, apesar de ter alguma experiência com C#, tenho algumas (várias) duvidas e queria pedir o auxilio de vocês.

Preciso “traduzir” (De C# para Java) um conjunto de classes de conexão de banco de dados que possibilitem a conexão com vários bancos de dados diferentes (Oracle, SQLServer, Informix, Sybase, IbmDB2, Access, Interbase, PostgreSQL ).

Bom me disseram para usar o hibernate, estudei bastante sobre ele hoje, mas ainda tenho dúvidas: Ele é uma opção viável para um grande sistema? Pelo que eu entendi teria que criar um classe para cada tabela do BD e são muitas.

E mesmo com o hibernate eu ainda tenho que usar os drivers de conexão com cada banco, correto? Se alguém puder me ajudar com esses drivers, já consegui para Oracle e SQLSERVER, mas não sei se esse os que eu peguei (ojdbc6, jtds) são bons; parece que também existe o ODBC para java, é uma opção?

Obrigado.

9 Respostas

M

Bom, o Hibernate é uma ferramenta para mapeamento Objeto-Relacional, ou seja você irá mapear uma classe para uma tabela (se tem muitas, serão muitos mapeamentos e sim muitas classes), e então o hibernate irá automaticamente persistir os novos objetos instânciados, bem como remover, atualizar, com base nas modificações realizadas no objeto. Presumo que os bancos já estejam em produção pelo que disse, se sim, terá que mapear, se não fosse o caso poderia deixar a criação das tabelas e tal, por conta do Hibernate.

Se você deseja continuar utilizando SQL em seu código, Hibernate não é a solução, penso.

Sim, o para utilizar o Hibernate você terá que ter os Drivers JDBC.

Quanto ao ODBC, não tenho muita experiência…

:slight_smile:

recoma

BD usa um modelo relacional;
Java usa um modelo OO;

Seu trabalho é fazer a conversão Relacional -> OO…