Banco de dados

:?: alguem sabe me dizer qual banco de dados uso no netbeans e como faco para usa-lo como no vb utilizando tipo um data no forme…

Oi,

Uhm… você quer dizer usar um componente que te dá acesso ao banco? Bom, você pode usar JDBC, dá uma procurada que tu acha.

Geralmente, você não vai encontrar nada ‘visual’ em desenvolvimento Java, pelo menos não do tipo que você pega na caixa de ferramentas e solta no seu ‘form’.

Este esqueminha de programação orientada a componentes visuais no Java é até tentado por algumas IDEs, mas geralmente você vai escrever código, não depender destes componentes.

Interface Swing/AWT [sem-ser-web, pra generalizar] você provavelmente vai querer ajuda de algo visual, como o VEP pro Eclipse ou o editor de form do NetBeans, mas mesmo assim algum conhecimento você vai ter que possuir.

O NetBeans é uma IDE. A Microsoft meio que deturpou o conceito de IDE no seu VS até a versão 6, porque VisualBasic é aquele ‘programinha pra fazer programinha’, na verdade a Borland também age assim rpa kct, já vi um monte de gente com “Programador C++ Builder” no curriculum [será que o cara ajudou a construir o C++ Builder? Kct, devia ter cotnratado esse maluco… kd o curriculum…]. O banco pode ser qualquer um, masdê rpeferência à bancos com drivers JDBC, você pdoe começar com o MySQL, se achar muito complexo pode tentar o Access ou algum outro que já tenha usado.

Não se espante com o ‘fazer tudo na mão’, porque não é assim. Apenas não tem rodinhas pra não te deixar cair, mas fazer curva fechada em bicicleta de rodinhas é horrível, o conceito é o mesmo. Independente de ser Java, C, VB, PQP: componentes visuais, ‘programação drag-and-drop’ ajuda a criar uma porcaria em cinco minutos, mas pra fazer um software de qualidade, os componentezinhos da toolbox não ajudam tanto, porque quem tem que tomar as decisões é você.

[]s

Gostei da comparação das rodinhas !!!

Soh uma coisa, sobre o C++ Buider, o conceito de interface dele é parecido com o de VB mesmo, mas a codificação, se não conhecer C++ não da para fazer muita coisa não…

Agora essa comparação entre VB e Java e as rodinhas da bicicleta vou levar para o resto da minha vida. heheheh…

Abraços.

[color=“brown”]
Verdade rogerio, essa eu vo leva pra conta pros meus netinhos qnd eu for bem velhinho… uhuuuuuuuuu
ou seja…pcalcado vc falo poco, mas falo td… nota 10 =P
[/color]