Banco de dados

4 respostas
edymrex

Estou estudando banco de dados atráves do google, e tenho algumas pequenas dúvidas para tirar com vcs, bem nos relacionamentos
N quer dizer vários, 0 nenhum, 1 e 1 é isto mesmo…??
sempre que vou fazer relacionamento entre tabelas eu tenho que ter uma chave estrangeira da tabela principal com a tabela que terá ocorrência.
Tipo o exemplo que coloquei abaixo, tenho a tabela questionarios e
clientequestionario para cada ocorrência em questionarios eu tenho várias ocorrência em clientequestionario o relacionamento e de 1-n é isto mesmo galera ?
a tabela está ai abaixo:

É isto mesmo galera se eu estiver errado me corrijam ou passem um link de um site bacana que explique bem ficarei muito grato.
O banco que estou utilizando para estudos é o postgre

4 Respostas

T

no exemplo que vc indicou a tabela questionários possui a chave da tabela questionários sendo assim um relacionamento 1 - N ou seja um questionário está relacionado a N registros de clientequestionário.

edymrex

Muito obrigado cara era isto mesmo que eu pensei, vc sabe onde posso encontrar um relacionamento tipo n para n ??? qual idéia eu devo usar para ter esse tipo de relacionamento…?

Eduardo_Bregaida

Dá uma caçada em DER, MER, e Cheng, vc vai aprender mto.
relacionamento N p/ N.
Ex: muitos clientes podem comprar muitos produtos ( N p/ N )
Dai vc tem q quebrar em uma terceira tabela e tipo cliente_produto com is ids deles, dai fica N-1 e N-1.

Cliente
idCliente
nome
end

Produto
idProduto
nome
fabricante

Cliente_Produto
idCliente
idProduto

T

Concordo com o Heero Yuy. AS sugestões dele foram ótimas.

Criado 30 de julho de 2007
Ultima resposta 2 de ago. de 2007
Respostas 4
Participantes 3