Banco de dados

Eu gostaria de saber se o java tem um banco de dados embutido nele, ou se terei que baixar um banco de dados para fazer isso…
Eu não quero me aprofundar em banco de dados ainda… mas é que tem uma parte do programinha que precisa guardar uma informação quando for fechado, para que quando abrir novamente ele ainda ter o valor determinado antes…

Se o java tiver um banco de dados próprio alguém pode me dar uma forcinha e mostrar alguns tópicos, artigos ou ajudar com o cod aqui mesmo,
Se não tiver, Qual é o mais indicado, e simples para trabalhar com java? lembrando que o que eu preciso não é nada complexo, é bem simples.

Obrigado,
rodazzz

Até onde eu sei não tem não, cara.

Mas você pode pegar um dos que são free, como MySQL ou PostgreSQL.

Procure por exemplos de JDBC e PreparedStatement. Aqui tem alguns, mas sugiro que procure mais.

bom dia, como você ainda não tem noção de BDs e pelo que entendi é pra pouca coisa, não valeria a pena salvar em arquivo mesmo?

Se realmente precisar de um BD siga a dica do amigo Rodrigo.

pode sim, pesquisa pelo hsqldb. ferramentas como icescrum, tem uma versõa que vc pode baixar, e rodar na sua maquina. Criar usuários etc. E qdo vc rodar novamente vai tá tudo lá, claro que há uma limitação, mas se vc quer usar para pequenos projetos e não tá a fim de instalar uma versão no server com um banco melhor pode usar a versão mais simples.
http://blog.camilolopes.com.br/icrescrum-tools-para-team-agile-2/

Bom dia! Se for só para quardar informações tipo configurações do sistema etc… vc pode usar xml, da uma pesquisada em xstream é muito fácil de trabalhar com ele http://xstream.codehaus.org

Use CSV criptografado entao…

;]

Eu vou pesquisar sobre tudo o que foi indicado para ver se eu consigo fazer…

Mas para deixar mais claro, o que eu quero fazer é simplesmente guardar a hora do sistema numa variável quando o programa for fechado, porque quando o programa for aberto novamente eu preciso consultar essa variável com a hora em que o programa foi fechado…

Se for só isso, porque você não manipula um simples arquivo? Se não for interessante, na pior das hipóteses a solução que o nakhan deu é a mais simples, trabalhar com um arquivo XML usando o XStream que é muito simples.

.¬¬"

entao guarda num arquivo .INI ou TXT

http://javaaberto.blogspot.com.br/2012/08/ler-arquivo-de-configuracao-config-ini.html